Tcc telecomunicações

Páginas: 10 (2496 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Usina Hidrelétrica de Itaipu
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, é uma usina hidrelétrica binacional localizada sobre o Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construida por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo. Seu nome, que na língua guarani significa "a pedra que canta", fazia referêcia a uma pequena ilha que havia pertoda construção.
Com seu lago perfazendo uma área de 1350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá , 150 km ao norte, além de suas 20 unidades geradoras de 700 MW cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14.000 MW. No ano de 2008, a usina atingiu seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% daenergia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.

História
Negociações entre Brasil e Paraguai

A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de julho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães, e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta deinteresse mútuo para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu". O Tratado que deu origem à usina foi assinado em 1973.
Os termos do tratado, que expira em 2023, têm sido objeto de descontentamento generalizado por parte do Paraguai. O governo do presidente Fernando Lugo prometeurenegociar os termos do tratado com o Brasil, que permaneceu por muito tempo hostil a qualquer tipo de renegociação.
Em julho de 2009, houve uma renegociação do Tratado de Itaipu e o Brasil aceitou passar a efetuar um pagamento maior ao Paraguai pelo percentual de eletricidade produzida por Itaipu, pertencente a este país. Nessa renegociação entre os presidentes das duas nações (Lula e Fernando Lugo),ficou acordado que o Brasil passaria a pagar, a partir de então, o triplo do valor que pagava pela energia pertencente aos paraguaios. Através desse acordo também, o Brasil passou a permitir que o excedente da energia paraguaia seja vendido diretamente às empresas brasileiras (ou a outros países), se assim preferirem os paraguaios, pondo fim ao monopólio elétrico brasileiro.
Início da obraItaipu à noite.
Em 1970, o consórcio formado pelas empresas PNC e ELC Electroconsult (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O início do trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do RioParaná pelos dois países. Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte. Um consórcio de lavrouras, liderado pela Mendes Júnior, executou o projeto.

Selo da Usina de Itaipu. Scott C363.
Para a construção foram usados 40 mil trabalhadores diretos. Para o material foi usado 12,57milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádios do Maracanã) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.
Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com o Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) foram utilizados 15 vezes mais concretos e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.

Desvio do rio Paraná
No dia 14 de outubro de 1978 foi aberto ocanal de desvio do rio Paraná, que permitiu secar um trecho do leito original do rio para ali ser construída a barragem principal, em concreto. Que começou a alagar.
Acordo entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Outro marco importante, na área diplomática, foi a assinatura do Acordo Tripartite entre Brasil, Paraguai e Argentina, em 19 de outubro de 1979, para aproveitamento dos recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC
  • Telecomunicações
  • Telecomunicacoes
  • telecomunicações
  • Telecomunicações
  • Telecomunicaçoes
  • Telecomunicações
  • Telecomunicações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!