TCC Tayane Nakamura

2002 palavras 9 páginas
SILICOSE

Autora: Tayane Karoline Santos Nakamura

Orientador: Prof. Dr. Faustino da Rosa Junior

RESUMO
Um das principais doenças de saúde pública no Brasil é a silicosa. Causada por absorvição da silica pelas vias aéreas com sintomas aparentes após cerca de 10 a 30 anos de contato com a substância. Os efeitos pode ser desde uma tosse até dispinéia e doenças mais graves do trato respiratório. Os principais afetados pela silicose são profissionais de mineração, os cortadores de arenito e de granito, os operários de fundição e os ceramistas.
PALAVRAS – CHAVE: doença pulmonar ocupacional. silicose.

1. INTRODUÇÃO

Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil são as doenças profissionais e os acidentes de trabalho. Dentre estes problemas encontra-se a Silicose, uma antiga e grave doença ocupacional decorrente da inalação do pó de sílica ao longo dos anos. Principal elemento constituinte da areia a sílica está facilmente exposta entre os trabalhadores de mineração, os cortadores de arenito e de granito, os operários de fundição e os ceramistas. Normalmente, os sintomas aparecem após aproximadamente vinta anos de exposição direta ao pó desta substância. (FAGUNDES E ZANELLATO)
Todavia, para profissões que utilizam por exemplo jatos de areia, ou que realizam escavações de túneis, bem como na produção de sabões e vidros, produzem uma quantidade tão elevada de sílica que os sintomas da Silicose pode aparecer com menos de dez anos de exposição. (FAGUNDES E ZANELLATO)
Para combater as doenças pulmonares, dentre elas a silicose, é importante manter o ambiente dentro da minas úmdo e ventilado, diminuindo a quantidade de poeira no ar e diminuindo sintomas como tosse e dispnéia. (FAGUNDES E ZANELLATO) Para BRASIL(1978) “As operações de perfuração ou corte devem ser realizados por processos umidificados para evitar a dispersão da poeira no ambiente de trabalho”. (FAGUNDES E ZANELLATO)
Em países desenvolvidos existem rigorosas leis profiláticas

Relacionados