TCC SOBRE MOTIVAÇÃO

Páginas: 22 (5381 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
1. INTRODUÇÃO
1.1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Empresa que fornece mão-de-obra terceirizada para a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. O local de trabalho é a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), mais especificamente, na SEJARI (Secretaria das Juntas Especiais de Recursos e Infrações), o setor para recursos de multas de trânsito. Este é um setor operacional.Quando o julgador não encontra no processo dados suficientes para deferir ou indeferir o recurso, ele passa os processos para o setor acima citado com um código referente à prova da qual necessita, os colaboradores procuram no sistema imprimem, anexam ao processo e devolvem para que o relator faça o julgamento. A cada semana são lançados no sistema os processos julgados na semana anterior.São 19 colaboradores trabalhando para 4 empresas diferentes, que têm pisos salariais e benefícios diferenciados apesar dos colaboradores executarem as mesmas tarefas. Os colaboradores são subordinados aos dois chefes deste setor e não diretamente às empresas contratantes.
Diariamente os colaboradores enfrentam várias dificuldades para o cumprimento das tarefas, são problemas de faltade material, equipamento e até mesmo questões de higiene. Quando uma impressora apresenta problemas, tem que ligar para uma central e agendar a visita do técnico que virá em até 48 horas, são 4 impressoras mas geralmente apenas uma ou duas funcionam. Falta papel para imprimir o que é necessário; não há uma pessoa fixa para fazer a limpeza do setor.
Foram observados alguns problemas:há muitas faltas, as pessoas negligenciam o trabalho, não há comprometimento, falta entusiasmo para o trabalho, há uma insatisfação geral.
Será que os problemas relatados estão relacionados com a motivação?

1.2. QUESTÃO DA PESQUISA
Supõe-se que os problemas citados estejam relacionados à falta de motivação.

1.3. OBJETIVOS:
1.3.1. Objetivo geral:
Oobjetivo geral desta pesquisa será fazer uma avaliação sobre a motivação no ambiente de trabalho de um setor da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
1.3.2. Objetivos específicos:
Os objetivos específicos desta pesquisa são:
- apresentar o conceito de motivação;
- estudar possíveis causas da falta de motivação;
- sugerir melhorias para estesetor pesquisado.

1.4. METODOLOGIA
1.4.1. Tipos de pesquisa
Pesquisa bibliográfica em livros e pesquisa de campo num setor da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
1.4.2. Métodos de pesquisa
Método observacional e descritivo na formulação do problema, método de compilação na fundamentação teórica e o método indutivo na pesquisa de campo.
1.4.3.Técnicas de pesquisa
O questionário será utilizado na pesquisa de campo.

1.5. DELIMITAÇÕES DA PESQUISA
1.5.1. Delimitações de tema
O tema é delimitado em motivação.
1.5.2. Delimitação de espaço
O espaço a ser pesquisado será um setor da Secretaria Municipal de Transportes, o local de trabalho é Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
1.5.3. Delimitador de tempoO tempo é um delimitador e a análise dos dados será realizada em 2013 e 2014.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 HISTÓRICO DA MOTIVAÇÃO
O histórico da motivação teve seu início quando Taylor, o fundador da Administração Científica, se formou pelo Stevens Institute.
Segundo Chiavenato (2003, p. 54), “na época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrõesprocuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção pra contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
Taylor verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC
  • Tcc motivação
  • Tcc
  • Tcc motivação
  • TCC MOTIVAÇÃO
  • Tcc
  • Tcc motivação no ambiente organizacional
  • TCC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!