Tcc- rui dória e suas representações

Páginas: 79 (19677 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ARTES
CURSO DE HISTÓRIA




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
2012



DOENÇA E REPRESENTAÇÃO: a mitificação do dr. Ruy Dória em São José dos Campos (1920-1966)



Hebert Shimada Leal
João lucas Guizalberte
Mara Tays da Silva




Orientadora: Profª Drª. Valeria Regina ZanettiBanca Examinadora:
Profª Drª. Enedi...
Profª Drª Maria Aparecida Papali
MSc.



























AGRADECIMENTOS




Agradecemos primeiramente a Deus, que nos iluminou e nos deu força durante essa caminhada árdua, mas gratificante ao longo desses 4 anos de faculdade.Aos nossos familiares, sem o apoio de vocês não teríamos chegado até aqui. Pela compreensão nas nossas ausências, por suportarem nosso strees nas intermináveis semanas de provas e seminários. Sem esse apoio não teríamos vencido.

À Profª Drª. Valéria Zanetti, que orientou este trabalho com paciência para as correções, sinceridades para as críticas, amor e entusiasmo para os elogios.À Profª Msc. Maria José Acedo Del Olmo, a quem chamamos carinhosamente de Mazé e a Profª Drª. Maria Aparecida Papali, vocês serão inesquecíveis. De hoje em diante as nossas noites perderam um pouco do charme e da alegria sem a presença de vocês.

A vocês três fica nosso eterno agradecimento, pela dedicação e empenho em fazer de nós não somente historiadores, mas pessoas melhores.Por despertar dentro de cada um o sentimento de que podemos fazer a diferença na sociedade e contribuirmos para um mundo melhor. Por mostrarem que o caminho pode ser difícil, mas pode ser atravessado com luta e sabedoria.

A Profª Drª Ana Enedi, que atendeu de imediato e com entusiasmo o nosso pedido para integrar a banca examinadora.

A nossa co-orientadora Profª Drª Terezinha,foram suas aulas que aguçaram nossa curiosidade e conhecimento por Análise do Discurso e possibilitou um incremento de conhecimentos extra ao nosso trabalho. Nosso muito obrigado pela atenção e paciência com estes agora historiadores.

Ao Prof° Drº Paulo Romano, pessoa de invejável conhecimento e carisma, que nos inspira com suas aulas e conversas na hora do intervalo e escadarias dafaculdade sempre com palavras que por mais banais que possam parecer agregam conhecimento. Externamos aqui nosso eterno carinho e gratidão.

A Profª Drª Kátia Medeiros, com quem tive a oportunidade de conviver em uma das maiores e mais gratificantes experiências da minha vida, o “Projeto Rondon” e por sempre ter uma “pimenta” para temperar nossas idéias.

Ao pessoal da secretáriaMarilene, Valdirene, Junior e Mauricio que se desdobram para atender-nos da melhor maneira possível indo muitas das vezes além de suas obrigações.

Aos nossos amigos de sala e faculdade, todos de forma direta ou indiretamente participaram das nossas vidas e ficaram eternamente marcados em nossos corações e nossos destinos ficarão para sempre entrelaçados.

A todos citados einfelizmente a alguns esquecidos, a certeza de que sem vocês não teríamos conseguido vencer mas esta batalha em nossas vidas, muito obrigado e que Deus ilumine o caminho de todos.



João Lucas Guizalberte

Hebert Shimada

Mara Tays












































































RESUMOO presente trabalho consisti na análise da representação social do dr. Ruy Dória e sua participação no contexto sanatorial joseense, entre os anos de 1920 a 1966, período de muitas mudanças conceituais em variados segmentos como: politico, econômico, social e cientifico.

São José dos Campos permite-se reorganizar, de forma a fazer da profilaxia da tuberculose e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RUI DORIA NETO
  • Tcc ventury representações ltda.
  • Representaçoes
  • Das representações
  • AS REPRESENTAÇÕES
  • Trabalho Rui
  • rui knopfli
  • Manuel Rui

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!