TCC Rev6

3739 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR COMERCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA ATON ENGENHARIA E COMÉRCIO
Adisnei Reis de Menezes Santana¹
Lucas Teixeira Kelsch Vieira ²
Olivana Jose Passos³
Vitor Emanuel Santos Lima 4
Christina de Andrade Meirelles Bomfim 5

RESUMO
Este artigo mostra a importância da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Theats) como ferramenta de planejamento estratégico nas organizações. Técnicas que permitam conhecer os adversários no mercado tem se mantido como um viés para alcançar o sucesso empresarial e maior competividade como fator impulsor da vitalidade das organizações, pois as estimulam a elaborar um planejamento. A análise SWOT, trata dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas empresas, afim de que a empresa tenha percepção da sua realidade diante o mercado que está inserida.
Palavras-chave:
Planejamento-estratégico, SWOT, Comercial
1 INTRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A competitividade das empresas nos últimos anos tem sido apontada como fator primordial para a vitalidade das organizações e a análise de cenários e fatores tanto internos quanto externos é indispensável para a criação de vantagens competitivas. No planejamento estratégico em particular, a análise de cenários é de suma importância. Desta forma, uma ferramenta como a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats), que na tradução das letras da sigla significa força, fraqueza, oportunidade e ameaça, apresenta um método de análise abrangente e portanto bastante utilizado na gestão e no planejamento das empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte.

1 Graduanda em Administração, Faculdade Unime, adisneireis@bol.com.br
2 Graduando em Administração, Faculdade Unime, lucaskelschvieira.ATON@petrobras.com.br
3 Graduanda em Administração, Faculdade Unime, ojcpassos@hotmail.com
4 Graduando em Administração, Faculdade Unime, veslima3@gmail.com
5 Mestra em Regulação da Indústria de Energia

Relacionados