Tcc relações humanas no trabalho

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2011
Faculdade Guarai
Acadêmica: Vagna Carla Alves Costa
1º período de direito

Uma crítica sob olhar zetético e dogmático na saga de Qiu Ju em busca da justiça.

Antes de elaborarmos uma crítica sob olhar Zetético e Dogmático do filme que nos foi apresentado, temos que primeiro procurar o conceito desses enfoques, a fim de conhecermos melhor a matéria em questão.
Sendo assim apresentaremosaqui alguns conceitos de juristas renomados, como é o caso de João Maurício Adeodato:

"A dogmática jurídica preocupa-se com possibilitar uma decisão e orientar a ação, estando ligada a conceitos fixados, ou seja, partindo de premissas estabelecidas. Essas premissas ou dogmas estabelecidos (emanados da autoridade competente) são, a priori, inquestionáveis. No entanto, conformadas as hipóteses e orito estatuídos na norma constitucional ou legal incidente, podem ser modificados de tal forma a se ajustarem a uma nova realidade. A dogmática, assim, limita a ação do jurista condicionando sua operação aos preceitos legais estabelecidos na norma jurídica, direcionando a conduta humana a seguir o regulamento posto e por ele se limitar, desaconselhando, sob pena de sanção, o comportamento contralegem. Mas não se limita "a copiar e repetir a norma que lhe é imposta, apenas depende da existência prévia desta norma para interpretar sua própria vinculação"
(ADEODATO, 2002, p. 32)

Segundo o exímio autor Miguel Reale, a interpretação dogmática do jurista é o momento máximo de aplicação da Ciência do Direito, é “quando o jurista se eleva ao plano teórico dos princípios e conceitos geraisindispensáveis à interpretação, construção e sistematização dos preceitos e institutos de que se compõe." (REALE, 2003, p.322)
A zetética deixa de questionar certos enunciados quando verificáveis e comprováveis, a dogmática não questiona suas premissas porque elas foram estabelecidas como inquestionáveis como atos de poder. A zetética jurídica corresponde às disciplinas que, tendo por objetonão apenas o direito podem, entretanto, tomá-lo como um de seus objetos precípuos. (FERRAZ JR: 1994,47).
Tércio Sampaio Ferraz Jr nos ensina que:

“O enfoque dogmático revela o ato de opinar e ressalva algumas das opiniões. O zetético, ao contrário, desintegra, dissolve as opiniões, pondo-as em dúvida. Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas. Questões dogmáticastêm uma função diretiva explícita e são finitas. Nas primeiras, o problema tematizado é configurado como um ser (que é algo?). Nas segundas, a situação nelas captada configura-se como um dever-ser (como deve ser algo?). Por isso, o enfoque zetético visa saber o que é uma coisa. Já o enfoque dogmático preocupa-se em possibilitar uma decisão e orientar a ação
Por todos os motivos citados, é evidenteque o direito, enquanto objeto de conhecimento, deve ser visto de forma diferente, se o enfoque é dogmático ou zetético. Assim sendo, está certo Ferraz Jr. quando opta, com o intuito pragmático de orientar o estudo, por privilegiar a visão dogmática, uma vez que esse é o ângulo com que o Direito é conhecido e ensinado nas Faculdades de Direito. Como o mesmo autor coloca, tal opção não significa,de maneira alguma, um desprezo pela perspectiva zetética. Trata-se apenas de escolher uma tônica dominante. Tanto é que ele escolhe uma Introdução cujo objeto de reflexão é o Direito no pensamento dogmático e cuja análise desse é feita a partir de uma perspectiva zetética. Com isso, Ferraz Jr. (2003:51) define a nossa disciplina do seguinte modo: "Uma Introdução ao Estudo do Direito é uma análisezetética de como a dogmática jurídica conhece, interpreta e aplica o Direito, mostrando-lhe as limitações".
Com base na colaboração dos renomados juristas podemos observar que se o que se busca no estudo do direito é evidenciar a função informativa da linguagem dizemos que prepondera o enfoque zetético. Se, ao contrário, se busca ressaltar a função diretiva, temos o enfoque dogmático do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Relacoes Humanas No Ambiente De Trabalho
  • Pré projeto tcc relações humanas no trabalho
  • Éticas e relações humanas no trabalho
  • ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
  • Relações Humanas no Trabalho
  • Ética e relações humanas no trabalho
  • Etica e relações humanas no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!