Tcc - quimica

Páginas: 3 (529 palavras) Publicado: 5 de julho de 2011
Depressão e fibromialgia : qual a relação?



Por muito tempo pensou-se que a fibromialgia (FM) era uma doença psicossomática, isto é, que a dor muscular generalizada seria apenas uma maneirade um grande estresse mental se manifestar.

Vários autores defendiam que o paciente com fibromialgia apresentava uma depressão “mascarada” - sem manifestações clínicas típicas.

Com a evoluçãodo conhecimento científico cresceu a evidência de que a dor da fibromialgia é real, e não apenas uma manifestação de uma depressão “mascarada”. Mesmo assim, muitos médicos e pacientes ainda pensamdesta maneira.

Um fato que ajudou a aumentar a confusão foi o uso comum de antidepressivos para pacientes com fibromialgia, levando à melhora de alguns dos sintomas da síndrome.

Por outro lado,sintomas depressivos são comuns na fibromialgia e, muitas vezes, pioram muito a qualidade de vida do paciente. Na verdade, estudos mostraram que 50 a 60% dos pacientes com fibromialgia apresentam,apresentavam ou apresentarão depressão.

Estes estudos apontam para dois fatos: a depressão é comum na fibromialgia, mas nem todos os pacientes com fibromialgia apresentam depressão.

Afinal,quem veio primeiro? A depressão ou a fibromialgia? Qual é o papel dos antidepressivos no tratamento da fibromialgia? Estes remédios são seguros? Vamos esclarecer estes pontos.

Toda a dor, além dasensação de que algo desagradável está acontecendo no corpo, traz uma resposta emocional na pessoa (desprazer).

Numa síndrome de dor crônica como a fibromialgia esta resposta emocional tende a sermaior, mais persistente e mais difícil de tratar. Como num círculo vicioso, o estresse emocional aumenta a sensibilidade à dor, que aumenta a dor muscular, que aumenta a depressão, e assim pordiante.

De qualquer maneira, as evidências apontam para a dor como fator inicial e não para a depressão.

Porque antidepressivos são tão usados na fibromialgia? Uma das medicações mais usadas é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC quimica
  • Tcc de quimica
  • TCC
  • Quimica TCC
  • tcc quimica
  • tcc quimica
  • TCC QUIMICA
  • TCC DE QUÍMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!