Tcc Provis

7483 palavras 30 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NAS MICRO E PEQUENAS
EMPRESAS

RESUMO

As micro e pequenas empresas comerciais representam 90% da malha empresarial nacional. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, é cada vez mais necessária uma política especializada de gestão. E é por consequência dessas mudanças que surgiu a controladoria, representada pela figura do controller, que vem a cada dia crescendo e ganhando mercado. Muitos desses empresários não são preparados para isto, dessa forma, o contador passa a ser o mais procurado e tem de responder as questões e auxiliar cada vez mais estes empresários. A Controladoria se torna relevante por ser um órgão dentro da organização responsável pelas informações que apoia o processo de planejamento e controle da gestão no intuito de otimizar o resultado e o desempenho organizacional.
O objetivo deste trabalho é analisar a aplicabilidade dos conhecimentos da controladoria para micro e pequenas empresas comerciais. A metodologia utilizada inclui pesquisas bibliográficas, documental, descritiva e o estudo de caso. Após a análise do estudo de caso, verificou-se a sua efetiva contribuição para melhor apoiar as gestões de micro e pequenas empresas de modo a consecução dos objetivos seja atingida por meio de melhores meios para seu desempenho organizacional.

Palavras-chave: Controladoria, Planejamento, Micro e Pequena Empresas.

INTRODUÇÃO
A cada dia o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar a tomada de decisões. E essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla.
A Controladoria proporciona ao profissional atuar na área econômica e financeira através do desenvolvimento de um sistema de informações gerenciais que proporcione essa visão ampla, com base de dados da contabilidade, que facilite o posicionamento dos executivos

Relacionados

  • TCC Pós Graduação ESTABILIDADE PROVIS RIA DA GESTANTE NO EMPREGO E OS ASPECTOS DE SUA APLICA O
    18258 palavras | 74 páginas
  • Entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal
    2524 palavras | 11 páginas
  • O surgimento da igreja evangélica avivamento bíblico no contexto das diferenças entre a igreja metodista com o movimento pentecostal
    23610 palavras | 95 páginas
  • Rotatividade de pessoal
    18928 palavras | 76 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas