tcc pre projeto proteção de plantas

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ESPECIALIZAÇÃO EM PROTEÇAÕ DE PLANTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV
FIP 500 - ­A DEFESA VEGETAL NO BRASIL

















PRÉ PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
"Levantamento sobre o uso dos produtos defensivos agrícolas em Itapuã do Oeste, Rondônia"



















Dicente: Eng. Agr. Leonardo Marcelo Barbiero
Orientador: Prof. JoséAnnes




Itapuã do Oeste/RO
2013
PRÉ PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM PROTEÇAÕ DE PLANTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV


TEMA

"Levantamento sobre o uso dos produtos defensivos agrícolas em Itapuã do Oeste, Rondônia"

OBJETIVO

De acordo com Gil (2007), “Os problemas proposto para investigação geralmente o são maneira bastante geral.” E continuadetalhando os tipos de objetivos que caracterizam um levantamento onde, “objetivos gerais são pontos de partida, indicam uma direção a seguir ”, conquanto que “logo, precisam se redefinidos, esclarecidos, delimitados. Daí durgem os objetivos específicos da pesquisa.” Para Gil os objetivos gerais referem-se a conceitos mais ou menos abstratos e os específicos podem ser observadas e mensuradas emdeterminado grupo e a especificação dos objetivos é feita pela identificação de todos os dados a serem recolhidos e das hipóteses a serem testadas.

Tendo isso em vista, o objetivo geral da pesquisa é identificar quem são e como se comportam os usuários de defensivos agrícolas no município de Itapuã do Oeste, enquanto nos objetivos específicos da pesquisa é saber identificar através da análisedas variáveis pontos de controle onde o Estado poderá atuar com mais eficiência, sejam nas atividades educativas ou de fiscalização.

HIPÓTESE

Segundo Gil (...) “Observação é o procedimento fundamental na construção de hipóteses.O estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia-a-dia é que fornece os indícios para a silução dos problemas propostos pela ciência.” Ou traçando umparalelo com a vida cotidiana do produtor rural, no uso produtos agrotóxicos relacionados a casos de intoxicação, aguda ou crônica. Diariamente, nas atividades de fiscalização, sejam das propriedades rurais ou dos comerciantes de produtos defensivos agrícolas, temos observado o volume de defensivos agrícolas que são utilizados dentro do município.

No artigo AGROTÓXICOS: Responsabilidade deTodos” (Uma abordagem da questão dentro do paradigma do desenvolvimento sustentável), o autor resume que “O uso abusivo de agrotóxicos no processo produtivo da agricultura (...), seu impacto para saúde e o meio ambiente, tem natureza complexa e envolve aspectos biossociais, políticos, econômicos e sócio-ambientais (...)” entre outros estudos de tema semelhante é consenso afirmar que os defensivosagrícolas se usados em desmesura ou irresponsávelmente podem trazer danos ao usuário, ao consumidor e ao meio ambiente.

O levantamento de dados é um meio pelo qual o poder público pode se tornar mais acertivo no desempenhar de seus trabalhos, evitando as consequencias do uso irresponsável dos defensivos agrícolas, norteando a melhores formas de agir preventivamente. Sendo assim serão formadashipóteses para estabelecer relação entre as váriáveis exploradas no formulário, que será apresentado a seguir, onde poderemos encontrar respostas a diversas questões úteis a tomada de decisão nas campanhas de educação sanitária, boas práticas agrícolas e atividades de fiscalização.

Sendo as questões que poderão ser respondidas;

- Quem é o produtor rural de Itapuã do Oeste que utiliza produtosdefensivos agrícolas em sua propriedade?
- O que está acontecendo no campo, entre o produtor rural e os produtos defensivos agrícolas?
- O produtor tem a técnica para utilizar os produtos?
- O produtor recebe alguma tipo de instrução ou treinamento para manejar o produtos defensivos agrícolas?
- Como o produtor percebe a interação do produto defensivo agrícola com o ambiente em que vive?
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré projeto planta sim
  • Pré projeto de TCC
  • pré projeto tcc
  • Pré-projeto TCC
  • Pre projeto TCC
  • PRÉ PROJETO TCC
  • Pré projeto de tcc
  • pre projeto tcc moda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!