Tcc pragas de cana de açucar

Páginas: 11 (2678 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FARINHA DE CASTANHA-DO-PARÁ (Bertholletia excelsa H.B.K) NA FABRICAÇÃO DE PÃES
Ronny Dhayson da Costa Gonçalves
Bacharelando em Agroindústria
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
Universidade Federal da Paraíba

1. Introdução
A castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K) é nativa da Floresta Amazônica. Embora tenha nomes tipicamentebrasileiros, sendo chamada no exterior de “Brazil nut”, ela está presente nas Guianas, Venezuela, Brasil, leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia e é a única espécie de gênero Bertholletia. No entanto, atualmente é abundante apenas no Estado do Acre, no norte da Bolívia e no Suriname.
Para muitos, a castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K) é considerada uma castanha, no entanto,para os especialistas, ela é uma semente, porque as castanhas são formadas por polpa branca e saborosa revestida por uma casca fina e brilhante, que não é o caso. Ao contrário, seu fruto é um pixídio lenhoso, globoso, com tamanho variável que recebe o nome de “ouriço”. As sementes ou “castanhas” são de forma angulosa, tendo no seu interior a “amêndoa”, de alto valor econômico e nutricional. O“ouriço” permanece na árvore por 15 meses, quando chega a pesar cerca de 1 Kg. Ao amadurecer, despenca do alto da castanheira, uma das maiores árvores da Amazônia, que chega a atingir entre 30 e 45 metros de altura.
O maior produtor e exportador mundial da castanha-do-pará é a Bolívia, respondendo por cerca de 50% de toda a produção. O Brasil é o segundo maior produtor, que responde poraproximadamente 40% da produção mundial.
Seu valor biológico é grande para fins alimentícios, pois contém em torno de 17% de proteína – cerca de cinco vezes o conteúdo protéico do leite bovino in natura. Fator importante, também, é que a proteína desta semente possui os aminoácidos essenciais ao ser humano. Seu teor de gordura é extremamente elevado, em torno de 67%, com somente 7% de carboidrato(fibras), além das vitaminas A, C, B1, B2 e B5. Rica em fósforo e cálcio é o alimento do planeta mais rico em selênio. Alguns estudos mostraram que essa oleaginosa ajuda a prevenir câncer, esclerose múltipla e mal de Alzheimer. Sua fração oleosa é rica em ácidos graxos monoinsaturados (48%) sendo indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, controles glicêmicos e de peso. É também uma boafonte de magnésio e tiamina. Algumas pesquisas indicaram que o consumo de selênio está relacionado com uma redução no risco de câncer de próstata. Isto levou alguns analistas a recomendarem o consumo de castanhas-do-pará como uma medida preventiva.
1.1 Justificativa
Pode-se dizer que, cada vez mais, está se buscando a saúde através de alimentos, por isso, tem que ter inovações tecnológicaspara a fabricação ou processamento dos mesmos. Daí tira-se a idéia de aplicar tais inovações em produtos que estejam disponíveis para a maioria da população mundial. Um exemplo dos mais populares é o pão, bastante comum na maioria dos países sem discriminação quanto a classes sociais, apresentando-se como uma ótima oportunidade para a indústria com a implantação do produto no mercado nacional einternacional.
Assim podemos elaborar pães enriquecidos, onde parte da farinha de trigo é substituída pela farinha de castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K).
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo enriquecer a formulação básica dos pães com o a utilização da casca e polpa da castanha-do-pará (Bertholletia excelsa H.B.K) para a produção de farinha, que emseguida será empregada parcialmente para elaboração de pães enriquecidos. Assim, acrescendo nutrientes importantes e essenciais na dieta humana no dia a dia.
2.2 Objetivos Específicos
* Produção de farinha de castanha;
* Fabricar um pão com substituição parcial da farinha de trigo pela farinha de castanha;
* Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc pragas de cana de açucar
  • Doenças e Pragas da Cana de Açúcar
  • pragas da cana-de-açucar
  • pragas e doença da cana de açucar
  • pragas na cana de açucar
  • Pragas de solo em cana de açúcar
  • pragas da cana de açucar
  • Pragas de doenças da cana-de-açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!