TCC - PNE

Páginas: 19 (4585 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015









INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ORGANIZAÇÕES












VINHEDO – SP
2014






-
Sumário

1. Introdução 4
2. Justificativa 5
3. Objetivos 5
3.1. Geral 5
3.2. Específicos 5
4. Fundamentação Teórica 6
5. Metodologia da Pesquisa 7
6. Referências Bibliográficas 7










CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS / DEFICIENTE FÍSICO








Pré-projeto apresentado naDisciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Administração.

Orientador: Prof.º Marcos








VINHEDO – SP
2014
1. Introdução

A inserção da pessoa PNE (portadora de necessidades especiais) no contexto do trabalho é um tema que vem fazendo parte das discussões dentro da Educação Especial já de longa data, porém, apreocupação com essa questão começou a se estender para o meio empresarial somente a partir da aprovação de leis específicas que tentam assegurar esse direito.
Observou-se que com a exigência imposta pela lei começou a haver uma oferta crescente de vagas para essas pessoas nas empresas, despertando a ilusória ideia de que, finalmente, o mercado de trabalho estava receptivo a essa população.
Aexistência de leis, por si só, não constitui medida segura para garantir o acesso e a permanência da pessoa PNE. Existem alguns fatores que precisam ser analisados, dentre eles, o preparo profissional e social da pessoa PNE e também as condições estruturais, funcionais e socais do ambiente de trabalho, para que não se corra o risco de admiti-la simplesmente por obrigatoriedade de lei.
A falta deconhecimento do potencial das pessoas PNE, entre outras variáveis, consiste num dos grandes motivos que dificultam a contratação dessa população nas empresas. Outro aspecto envolve as barreiras arquitetônicas existentes dentro e fora da empresa.
As pessoas PNE precisam que suas necessidades básicas sejam atendidas, numa visão de equiparação de oportunidades. O sistema social precisa ser acessível atodos. O que deve ser buscado pela empresa é a pessoa e não a deficiência. A empresa precisa de bons funcionários, portadores de necessidades especiais ou não. O trabalho constitui um fator de extrema importância para as pessoas com necessidades especiais e para a sua inserção sócia.

Justificativa

Muitas das atividades hoje desempenhadas por essa parcela da população, ainda se restringem aomercado informal: camelôs, pedintes de rua, vendedores de bilhetes de loteria, guardadores de automóveis, distribuidores de adesivos em sinais. Duas das principais causas desse problema são a falta de escolaridade e de formação profissional adequada.
Constatado o quadro de dificuldades e de exclusão, buscamos promover e concretizar a inclusão e cidadania dos portadores de deficiência no mercado detrabalho.
2. Objetivos

2.1. Geral
O presente pré-projeto tem como objetivo contribuir para a inserção das pessoas PNE nas organizações.
A presente iniciativa, que é a inserção das pessoas PNE nas empresas, atenderia uma reclamação frequente das mesmas, que é a carência de um contingente desse pessoal com qualificações que atendam à realidade do mercado de trabalho, além disso, visa conscientizar aorganização de que as existências da lei por si só não constitui medida segura para garantir o acesso e a permanência do PNE.
2.2. Específicos
Desenvolver ideias que possibilite o profissional deficiente competir no mercado de trabalho em igualdade com as demais pessoas. Contribuir para promover a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

3. Fundamentação Teórica

Andrea Schwarz eJaques Haber são autores de três livros sobre o tema: (1) COTAS – Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência, (2) Guia São Paulo Adaptada e (3) Guia Brasil Para Todos – Roteiro Turístico e Cultural para Pessoas com Deficiência; criaram a empresa i.Social que é uma empresa de consultoria com foco exclusivo na inclusão sócio econômica de pessoas com deficiência no mercado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc inclusão de pnes
  • Pnes
  • O que è pne
  • Pnes
  • PNES
  • Pnes
  • PNE
  • O que é pne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!