TCC Petroleo e Gas

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014



UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS








Frederico Gonçalves Carlana






MANUTENÇÃO DE DUTOS TERRESTRES

















Santos
2013



MANUTENÇÃO DE DUTOS TERRESTRES



1. Introdução
As principais linhas de transporte de hidrocarbonetos no Brasilforam construídas há várias décadas, e são altamente relevantes na distribuição final dos produtos acabados produzidos nas refinarias do país. Exemplo, é a linha de petróleo de 42” polegadas de diâmetro, que tem origem no terminal de São Sebastião, abastecida com petróleo proveniente da Bacia de Campos, que abastece simplesmente todas as refinarias do Estado de São Paulo, com exceção da RefinariaPresidentes Venceslau, a RPBC de Cubatão. Ela transporta cerca de 40% de todo petróleo consumido no Brasil, transportado por linhas de dutos.
No cenário atual o Brasil tem experimentado um momento promissor em relação à exploração de petróleo, onde vislumbra um crescimento da economia com novas descobertas neste setor, principalmente às do pré-sal. Em torno das necessidades atuais e das expectativasfuturas observa-se um aumento da demanda de produtos derivados do petróleo e serviços, e para suprir os mais diversos mercados necessita-se de novos investimentos tanto na exploração quanto nas refinarias. Como consequência deste processo observa-se também a expansão do transporte duto viário onde o tema deste trabalho se faz pertinente que são as inspeções e manutenção nas instalações existentes.Os dutos terrestres podem ser classificados em aéreos, aparentes e subterrâneos. Os Aéreos estão visíveis no solo e são utilizados para atravessar cursos d’água, áreas alagadas, terrenos com grandes níveis de acidentes, entre outros.
Os Aparentes visivelmente no solo são encontrados nas entradas e saídas das estações de bombeio, carregamento e descarregamento, lançamento e recebimento dePIGs. Os Subterrâneos estão enterrados para garantir a proteção e segurança do duto. Os dutos enterrados localizam-se em uma área com largura definida e extensão determinada por uma diretriz, esta área é denominada como faixa de domínio de dutos.
A inspeção e manutenção realizada nos dutos tem grande importância na redução de acidentes causados por impactos ambientais e socioeconômicos.
Estetrabalho tem como objetivo relacionar algumas técnicas de inspeção e manutenção de dutos, fazendo um comparativo de relação custo benefício entre as mesmas.
Este tema foi abordado e escolhido como uma maneira de explanar a respeito de assunto pouco conhecido por grande parte da população, principalmente os que vivem ao redor das faixas de dutos e convivem por determinados períodos com equipes demanutenção das tubulações.



2. Desenvolvimento
São executados periodicamente avaliações de integridade dos dutos, processos sistemáticos baseado na inspeção, na avaliação das indicações resultantes das inspeções, no exame físico do duto por diferentes técnicas, na avaliação dos resultados deste exame, na caracterização por severidade e tipo dos defeitos encontrados, e na verificação daintegridade do duto através de análise estrutural.

Também existem avaliações de riscos, processos analíticos e sistemáticos no qual são identificados os perigos potenciais da operação do duto, e determinadas a probabilidade de ocorrência e a consequência de eventos potencialmente adversos. Dependendo dos objetivos do transportador, as avaliações de risco podem ter diferentes escopos e serem executadasem níveis de detalhe variáveis.
Existem diversas técnicas de manutenção e inspeção de dutos e iremos citar algumas fazendo sua relação de aplicabilidade e custo benefício para as empresas.

Inspeção por Pig

Denominação genérica dos dispositivos que passam pelo interior dos dutos, impulsionados pelo fluido transportado ou eventualmente por um sistema tracionador, sendo conforme a finalidade:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc de petroleo e gas
  • Tcc petróleo e gás
  • Petróleo e gás
  • Petróleo & gás
  • Petroleo e gás
  • Petroleo e Gás
  • Petróleo e gás
  • Petróleo e Gás

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!