TCC PARANORMALIDADE O FEN MENO NA SOCIEDADE

5958 palavras 24 páginas
DAISE MADALENA SALES PHILIPPINI (1108320)
Pós Graduação em Sociologia

TCC – PARANORMALIDADE – O FENÔMENO NA SOCIEDADE

Orientador: Professora Adriana Duarte de S. Carvalho

Centro Universitário Claretiano

GUARATATINGUETÁ
2013
TCC – PARANORMALIDADE – O FENÔMENO NA SOCIEDADE

RESUMO
Poucos estudos sociológicos foram realizados para compreender os fenômenos da paranormalidade na sociedade, fenômenos como a mediunidade, a experiência de quase morte e as lembranças de outras vidas. Dessa maneira, esse trabalho buscará pesquisar de que maneira esses fenômenos estabelece contato com as Ciências Sociais. Os aspectos religiosos, sendo fatos históricos, tem sido objeto de pesquisas científicas por autores como Émile Durkheim, Max Weber e, contemporaneamente no Brasil, Antonio Pierucci e Reginaldo Prandi. Desta maneira, também vamos utilizar esses autores para compreender por que os fenômenos supramencionados não tem sido estudados cientificamente.

Palavras chave: paranormalidade, religião, ciência, sociologia.

INTRODUÇÃO

Desde a separação da religião com o Estado, como forma de domínio, as mudanças no campo religioso, que deram autonomia para que as pessoas decidissem por escolher sua religião ou mesmo não ter nenhuma, ampliou o leque de possibilidades na escolha de outra religião, isso não quer dizer que a religiosidade tenha decaído, o que mudou foi a frequência nas instituições constituídas, como a igreja. O sociólogo das religiões Casanova (2008) diz que na modernidade as igrejas perdem o monopólio que tinham, o da salvação num território concreto, mas as pessoas continuam mantendo sua religiosidade a partir da adesão à grupos e não a territórios.
São nesses grupos, diversificados, que na busca da realidade que supõem-se não mística, apareceu a ideia de que os fenômenos paranormais pudessem ser explicados à luz da razão. Esse trabalho irá mostrar a história dos fenômenos paranormais na sociedade, especificamente dos

Relacionados