Tcc Nicomedes

6827 palavras 28 páginas
O ENTRE-LUGAR: A REPRESENTAÇÃO DO PURGATÓRIO NA BAIXA IDADE MÉDIA

NICOMEDES DA SILVA ROCHA NETO

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo compreender o nascimento do Purgatório durante o século XII, buscando relacioná-lo as concepções anteriores elaboradas por Santo Agostinho e ainda entendê-lo a partir de alguns aspectos culturais da Baixa Idade Média. A compreensão do purgatório é fundamental para o entendimento de uma nova concepção espiritual medieval e das influências que ainda hoje sofremos da introdução na geografia do além desse terceiro lugar. Se antes do século XII somente havia Inferno e Paraíso com o surgimento do purgatório, a possibilidade de salvação se alarga e depende cada vez mais da intermediação da Igreja, o que aumentou seu poder na Idade Média.

Palavras - Chave: Morte - Purgatório – Idade Média

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é compreender algumas representações do Purgatório presentes na Idade Média e suas relações com a mentalidade religiosa medieval. O tema do Purgatório está intimamente relacionado às concepções sobre a Morte, o Paraíso e o Inferno, presentes no medievo, sendo uma invenção do século XII que se insere nas transformações políticas, econômicas e sociais da Baixa Idade Média. As características do Purgatório já haviam sido pensadas, anteriormente, por Santo Agostinho. Mas, apesar da importância considerável deste pensador para formação da doutrina do Purgatório, serão os teólogos do baixo medievo que sistematizarão a idéia do Purgatório e estabelecerão suas funções.
A Morte na Idade Média não é apenas cessação de todas as funções orgânicas, mas a possibilidade de uma vida eterna. Se antes do nascimento do Purgatório existiam apenas dois caminhos no mundo do além: o Inferno e o Paraíso, com o seu surgimento é introduzido um terceiro caminho, o que possibilitaria ao individuo uma exeqüível redenção.
A pesquisa utilizará como fontes bibliográficas fundamentais, as obras de Jacques Le Goff, O Nascimento do

Relacionados

  • O UNIVERSO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA X DEPENDÊNCIA QUÍMICA
    40804 palavras | 164 páginas