Tcc motivação organizacional

Páginas: 45 (11093 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2011
1 INTRODUÇÃO

Gestão de Pessoas é uma área interdisciplinar que envolve necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, de Sociologia Organizacional, de Engenharia Industrial, de Direito do Trabalho, de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho dentre outras.

A área de Gestão de Pessoas trata tantos dos aspectos internos da organização como dos aspectosexternos ou também denominados ambientais. Gerir pessoas depende da situação organizacional, ou seja, do ambiente que está inserido, da tecnologia empregada e das políticas e diretrizes vigentes. Tal área depende principalmente da concepção da organização acerca do homem e da qualidade e quantidade de recursos humanos disponíveis e à medida que esses elementos mudam, muda também a forma deadministrar os recursos humanos da organização.

A partir da década de 90, o mundo passava por profundas alterações nos campos político-econômicos, como por exemplo, o fim da União Soviética e a hegemonia norte-americana. Além desses acontecimentos, havia também um grande desenvolvimento tecnológico e a globalização que integrava a economia e sociedades de vários países, contribuindo para ahomogeneização cultural e popularização do sistema de informação. Já no Brasil, ocorria também uma elevação no desemprego e uma grave recessão econômica refletindo na área de recursos humanos, na qual teve suas funções alteradas, cabendo a ela agora:

• Elaborar políticas e diretrizes para gerenciar seres humanos;
• Potencializar talentos;
• Solucionar conflitos;
• Motivar pessoas.Conforme Herzberg citado por Davis e Newstrom (2001, p.45), “Motivação implica fazer aquilo que é muito significativo para mim”. Uma das áreas de pesquisa mais complexa é o estudo do comportamento humano, seja dentro ou fora das organizações. Entre as variáveis causais mais importantes do comportamento, destaca-se o nível de motivação das pessoas.
Abraham Maslow, psicólogo americano, foi opioneiro a quem se devem as pesquisas mais profundas que se conhecem sobre a natureza da motivação humana.

Entretanto, segundo Robbins (2002, p.153), “Maslow não fornece comprovação empírica substancial, e vários estudos que buscaram validar a teoria não conseguiram encontrar embasamento para ela”. Com isso, as pesquisam científicas para entender as necessidades humanas que levariam uma pessoa a sermotivada para o trabalho continuaram. Douglas McGregor, após muito observar como os executivos tratavam seus funcionários, propôs seu estudo dividindo-o em duas premissas: a chamada Teoria X e a Teoria Y.

A primeira premissa citada partia do pressuposto de que os funcionários, por natureza não gostam de trabalhar e por isso sempre precisarão ser coagidos, controlados e até mesmo ameaçados compunições para que não evitem o trabalho e cumpram as metas estabelecidas. A teoria X ainda mostra que os funcionários evitam responsabilidade, sempre buscam orientação formal para realizar tarefas, não possuem ambição e colocam a necessidade de segurança acima de todos os outros fatores associados ao trabalho.

Entretanto, a teoria Y mostra visões mais positivas sobre os colaboradores. Nesta, osfuncionários podem achar o trabalho algo natural, podem ser criativos para a realização das tarefas, buscam responsabilidades e se estiverem comprometidas, indo ao encontro dos objetivos da organização, demonstrarão auto-orientação e autocontrole.

McGregor, bem como Maslow não conseguiu comprovar a validade de tais pesquisas, nem mesmo qual das duas premissas seria a mais adequada. Robbins(2002) descreve que ambas as teorias podem ser apropriadas de acordo com a situação vivenciada na organização.

As pesquisas para se entender como as pessoas se tornam motivadas e como isso pode afetar as organizações continuaram com o psicólogo Frederick Herzberg com a “Teoria de Dois Fatores”, que propunha buscar respostas para a seguinte questão: “O que as pessoas desejam de seu trabalho?”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc motivação no ambiente organizacional
  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional
  • TCC
  • Motivação organizacional
  • Tcc motivação
  • Motivação organizacional
  • Motivação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!