TCC Matheus Riolfi

17484 palavras 70 páginas
1

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO,
CONTABILIDADE E CIÊNCIAS ATUARIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DA DIVERSIFICAÇÃO COMO FORMA DE
CRESCIMENTO EMPRESARIAL SOB A ÓTICA DA
RESOURCE BASED VIEW (RBV)
Uma ilustração das diferenças entre os casos de uma empresa brasileira e de uma empresa francesa
Trabalho de Conclusão de
Curso para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador:
Maria Sylvia M. Saes
Graduando:
Matheus Antunes Riolfi

SÃO PAULO
2007

2

RESUMO
O objetivo geral do seguinte trabalho é estudar os motivos que levam as empresas a adotar a diversificação dos seus negócios como forma de crescimento, bem como os resultados que são obtidos por meio dessas políticas.
Para tanto, o processo de crescimento das empresas será discutido, com ênfase na teoria Resource Based View (RBV), que teve como precursora Penrose (1959) e contribuições de Wernerfelt (1984) e Barney (1991), entre outros. Após analisar os motivos que levam uma empresa crescer, serão apresentadas as alternativas que a mesma encontra para se expandir, mantendo o foco no processo de crescimento por meio da diversificação.
O termo diversificação será definido e a evolução do estudo sobre o tema será apresentada. Estudos que aplicaram diferentes metodologias de mensuração da diversificação, com o intuito de analisar a ligação entre essa estratégia e a performance das empresas, serão usados para discutir a validade de tal estratégia. Esse é um tema controverso, não há consenso entre os acadêmicos, e por isso, diferentes pontos de vista serão apresentados.
Por fim, serão apresentados dois estudos de caso que ilustrarão a discussão sobre o processo de diversificação das empresas. O primeiro caso será de uma companhia com sede em um país desenvolvido, no caso a França e o segundo de uma empresa com sede em um país em desenvolvimento, o Brasil. No final os dois casos serão comparados e as similaridades e diferenças entre eles discutidas.

3

SUMÁRIO

Relacionados