TCC MARIA C NDIDA Vers O Final 3

9707 palavras 39 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU

A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NA OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA

Maria Cândida Aguiar Batista

Martins Soares
2014

MARIA CÂNDIDA AGUIAR BATISTA

A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE NA OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA

Martins Soares
2014

AGRADECIMENTOS
A Deus, por ter me dado saúde е força para superar as dificuldades. Aos meus pais, pelo amor е apoio incondicional. Obrigada meus irmãos, meu namorado e minha família que nos momentos da minha ausência dedicados ao estudo superior, sempre fizeram entender qυе о futuro é feito а partir da constante dedicação no presente!
A minha orientadora Lílian Beatriz Ferreira Longo, pelo suporte no tempo que lhe coube, pelas suas correções е por seu incentivo e ao professor Gláucio Araújo, pelo auxilio para a realização do trabalho.
A todos que direta оυ indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigado.

RESUMO
Este estudo teve como objetivos identificar e avaliar o nível de estresse, coping e qualidade de vida de profissionais, observado entre os funcionários da empresa Coocafé: Filial Durandé/MG e a sua influência na otimização dos processos. O estudo foi realizado através de uma abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 16 profissionais da equipe da empresa. Aplicaram-se os seguintes modelos teóricos: Job Stress Scale, Coping with Job Stress e WHOQOL-Bref. Os resultados apontaram que os respondentes têm a pontuação mais concentrada em valores médios de estresse, e em relação ao suporte social apresentou-se um baixo índice de seu uso. Profissionais com presença de estresse utilizaram mais as estratégias de evitação ou controle. Em relação às formas de enfrentamento, a grande maioria das estratégias está positivamente relacionada à qualidade de vida e aos níveis de estresse. O maior ponto de correlação (0,74) pode ser percebido na

Relacionados