Tcc métodos de alfabetização

8443 palavras 34 páginas
METODOLOGIAS DE ENSINO
Métodos de Alfabetização

Jessica Hoepers

Prof. Reguita Krüger Cunha

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 8701) – Trabalho de Graduação
15/12/11

RESUMO

Este trabalho baseia-se na pesquisa e estudo dos métodos de alfabetização, sendo que cada método deve ser muito bem conhecido pelos professores alfabetizadores, para que este obtenha satisfação com seu planejamento ao ver os resultados alcançados, quando da tomada da melhor escolha. Trata da corrente construtivista com uma visão contrária da aceita pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Apesar deste trabalho não defender um método exclusivo, traz grande enfoque aos métodos ecléticos, que envolvem as duas vertentes: sintética e analítica, mas, sobretudo, por dar maior vazão a vertente sintética, principalmente no que diz respeito à consciência fônica.

Palavras-chave: Educação. Métodos. Construtivismo.

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de enriquecer as abordagens sobre a importância dos métodos de alfabetização, este trabalho veio explicitar os caminhos que levam uma criança ao real aprendizado da leitura e da escrita.

Num primeiro momento, poderá se obter a compreensão sobre o que são métodos, assim como a importância de conhecer recursos que sejam capazes de minimizar o fracasso do ensino.

Num segundo momento, este trabalho oferecerá suporte para que se conheçam os principais métodos de ensino, dentre eles: Métodos Sintéticos, Métodos Analíticos e Métodos Ecléticos. Enfocando suas principais características, vantagens e desvantagens, com o propósito de que se possa alcançar o que cada método oferece de melhor.

Num terceiro momento, oferecerá experiências docentes, quando da realização de duas entrevistas, com professoras do 1o e do 2o ano, bem como, dentro da sala de aula, ao se trabalhar alfabetização conjuntamente com o tema “plantas” dentro dos estágios II e III, realizados

Relacionados