TCC LUDICIDADE NA LITERATURA INFANTIL

Páginas: 34 (8392 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
(Fanny Abramovich).

Comumente fala-se da ludicidade como algo que faz partedo desenvolvimento do indivíduo, no que se tange ao ensino-aprendizagem, na recreação, no divertimento, lazer, ou processos para terapias. Lukesi (1998), toma por base recentes debates do que se toma por lúdico, e diz que tem ele tem a atividade lúdica como aquela que propicia a “plenitude da experiência”. O autor supracitado, ainda acrescenta que “o que mais caracteriza a ludicidade é aexperiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”. (LUCKESI, 1998, p.9).
A experiência lúdica para ser vivida em sua plenitude precisa ser vivenciada num ato espontâneo de entrega, de envolvimento e desprendimento através da atividade lúdica escolhida, podendo ser um jogo, um brinquedo, brincadeira, ou mesmo a leitura. A literatura infantil por exemplo, teve sua descoberta nosúltimos séculos através da Psicologia Experimental, que revelou a inteligência como um elemento estruturador do universo que cada indivíduo constrói dentro de si, chamando a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância a adolescência) e sua importância fundamental para evolução e formação da personalidade do futuro adulto.
Foi nesse sentido que me senti motivada emdesenvolver a presente pesquisa, por acreditar que a literatura infantil é um elemento lúdico muito importante no desenvolvimento do ser humano. Na literatura infantil em seus mais variados estilos como; fábulas, lendas, contos de fadas e até mesmo os gibis, neles podem ser encontrados os valores universais como, os conflitos de poder e a formação de valores, misturando realidade e a fantasia.Valorizar o brincar e a utilização da leitura, significa cada vez mais munir os profissionais, qualificando-os, com mais essa forma de conhecimento. Sendo assim, poderão melhor entender e interpretar o brincar. A intervenção lúdica na educação torna-se, também, uma prática para auxiliar o mestre no aprendizado da criança.
Portanto, o presente trabalho constará em seu primeiro capítulo comconsiderações sobre a inteligência e a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança. No segundo capítulo será discutido sonbre literatura infantil o terceiro e último capítulo falará sobre a literatura infantil e sua contribuição na construção do pensamento da criança, fechando o trabalho estarão a conclusão e referências bibliográficas.
















CAPÍTULO 1

CONSIDERAÇÕESSOBRE A INTELIGÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

1.1 A DESCOBERTO DA CRIANÇA E SUA INTELIGÊNCIA

É no livro, Piaget para principiantes, que o autor Lauro de Oliveira Lima, comenta e mostra os caminhos que Piaget deixou aberto, para os pedagogos que realmente tem interesse em saber como funciona o aprendizado da criança.
Como aponta Lima, (1980, p. 100):.... o mundo antigo desconhecia a existência (específica) da criança. Existiam, apenas, adultos de tamanhos diferentes. Foi Rousseau quem descobriu que este “homúnculo” vestido e tratado como adulto, era, de fato, um ser especial, com características próprias, perdido e “massacrado” na floresta selvagem do mundo adulto (LIMA, 1980, p. 100).

Dessa forma, a partir de Rousseau, que os educadorescomeçaram a inovar e inventar métodos na tentativa de respeitar a personalidade da criança. Através de estudos científicos concluiu-se que a educação deveria basear-se no desenvolvimento da inteligência. A educação deveria visar a inventabilidade e os processos hipotéticos dedutivos e, dessa forma, Piaget, em seus estudos voltados a inteligência infantil, descobriu que existem inúmeros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc literatura infantil
  • Tcc literatura infantil
  • Tcc projeto literatura infantil
  • Tcc literatura infantil
  • tcc projeto literatura infantil
  • TCC DE LITERATURA INFANTIL ( NAO CONCLUIDO )
  • O LÚDICO: INVESTIGANDO A LUDICIDADE PARA O GOSTO DA LITERATURA INFANTIL
  • TCC O Papel Da Ludicidade Na Educa O Infantil Uma Ferramenta Na Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!