TCC Interdisciplinaridade

Páginas: 17 (4228 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014
A Interdisciplinaridade No Processo De Ensino-Aprendizagem

Sinara da Silva
Prof.Ms Jussara Isabel Stockmanns

Resumo
A sociedade contemporânea exige indivíduos que pensem rápido, que resolvam várias coisas ao mesmo tempo. A educação não pode fugir dessa exigência. Faz-se necessário um processo de ensino- aprendizagem que contemple o aluno de forma global. A interdisciplinaridade éum facilitador no processo de aprendizagem, pois oportuniza a troca de informação, troca de experiências, o convívio com a comunidade em geral.Os projetos vem de encontro a toda essa exigência da sociedade, auxilia no bom relacionamento , no estímulo ao respeito a pluralidade e a contextualização. A educação fragmentada não supre mais a demanda da sociedade e nem mesmo do educando,o trabalhointerdisciplinar é mais atrativo, contudo atinge mais rápido seus objetivos. O mesmo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e contempla de forma positiva a interdisciplinaridade como auxiliar na troca de conhecimento.

Contextualização - Pluralidade - Projetos





Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Tutoria em EaD, Metodologia de Ensino Religioso, Informática naEducação e Mestre em Engenharia da Produção. Professora na UNICENTRO e Professora Tutora na FACINTER.



Introdução
O trabalho com a interdisciplinaridade começa nas série iniciais. As crianças já nas primeiras séries do ensino fundamental, têm aulas de Matemática, Ciências, História, Artes e assim por diante. Mesmo que todas essas aula sejam dadas pela mesma professora, cada uma tem seusmomentos e formas de funcionamento próprios, além de conteúdos muito bem caracterizados.
Experiências escolares assim ensinam aos alunos, desde de pequenos, que o conhecimento encontra-se organizado em compartimentos que, não se relacionam. Na aula de Matemática fazemos contas, na aula de Língua Portuguesa lemos e escrevemos e em História aprendemos fatos históricos e assim por diante.Assim sendo aos professores cabe se preocupar já nas séries iniciais do Ensino Fundamental incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo. Fazer com que os alunos percebam que a ciência também tem uma história, assim como o país, o estado, ou a comunidade.
Mostrar que os problemas ambientais são, ao mesmotempo, problemas de saúde, de Química e de Física, além de envolverem a ecologia e a Biologia como um todo.
A interdisciplinaridade é uma exigência natural e externa das ciências no sentido de uma melhor compreensão da realidade que elas nos fazem conhecer. Impõe-se tanto à formação do homem como às necessidades de ação, principalmente do educador.
É importante esclarecer que aprática docente, ao adotar a interdisciplinaridade como metodologia no desenvolvimento do currículo escolar, não significa o abandono das disciplinas nem supõe para o professor uma “pluri-especialização” bem difícil de se imaginar, como o risco do sincretismo e da superficialidade. Para maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritostorna-se cada vez mais importante a confrontação dos olhares plurais na observação da situação de aprendizagem. Daí a necessidade de um trabalho de equipe realmente pluridisciplinar.
A contextualização, é outro princípio pedagógico que rege a articulação das disciplinas. Um trabalho contextualizado parte do saber dos alunos para desenvolver competência que venham a ampliar este saber inicial.Um saber que situe os alunos num campo mais amplo de conhecimentos de modo que possam efetivamente se integrar na sociedade, atuando, interagindo e interferindo sobre ela.
Os projetos podem envolver várias disciplinas, porém, isso não deve ser obrigatório. Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes; viver situações em que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc interdisciplinaridade no hospital moacyr do carmo
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!