Tcc infortmatica

2320 palavras 10 páginas
COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Adrielle F. S. do Espírito Santo

Christopher J. S. Paes de Barros

Everton Pompeo de Campos

Fagner Leandro Pereira Damiani

Jhonathan Malinski Da Silva

Marcos Roberto da Silva

7º Semestre – Curso de Ciência da Computação

do Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Professor – José Carlos de Barros Júnior

1 – RESUMO

A Computação em Nuvem é um paradigma recente na computação, esta provê um modelo de computação baseada em serviços, onde o usuário de um provedor de cloud computing pode reconfigurar a sua capacidade de armazenamento automaticamente tornando mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computação fundamentais para construir um ambiente de aplicação sob demanda, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos; que são acessados através de mecanismos padronizados que possibilitem o uso por plataformas Thin ou Thin Client.

Palavra - chave: Computação em Nuvem, Virtualização, Segurança em ambientes de computação em nuvem.

2. COMPUTAÇÃO EM NUVEM
2.1 – O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM

[pic]

Figura 01 – Cloud Computing

Fonte: Souza, Moreira e Machado (2009)

“O termo Cloud Computing surgiu em 2006 em uma palestra de Eric Schmidt, do Google, sobre como sua empresa gerenciava seus data centers. Hoje Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, se apresenta como o cerne de um movimento de profundas transformações no mundo da tecnologia” (TAURION, 2009).

“A computação em nuvem está se tornando uma das palavras chaves da indústria de ti. A nuvem é uma metáfora para a internet ou infraestrutura de comunicação entre os componentes arquiteturais, baseada em uma abstração que oculta à complexidade da infraestrutura. Cada parte desta infraestrutura é provida como um serviço e, estes são normalmente alocados em centros de dados, utilizando hardware compartilhado para computação e armazenamento” (SOUSA, MOREIRA,

Relacionados