Tcc incêndio florestal

Páginas: 17 (4130 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
METODOLOGIA 4
REVISÃO DA LITERATURA 5
SISTEMA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS – PREVFOGO 5
COMBATE 5
PREVENÇÃO 6
PARQUE ESTADUAL ALTAMIRO DE MOURA PACHECO 8
CRIAÇÃO DO PARQUE E LOCALIZAÇÃO 8
CARACTERÍSTICAS 8
CBMGO E PEAMP: 6° SGB 9
AÇÕES DESENVOLVIDAS 10
A OTIMIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL11
VIGILÂNCIA FIXA – TORRES DE OBSERVAÇÃO 11
VIGILÂNCIA MÓVEL – PATRULHAMENTO 13
TÉCNICAS PREVENTEIVAS – SETORIZAÇÃO 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17


INTRODUÇÃO



As Unidades de Conservação (UC) Ambiental são uma tentativa moderna de compensar a exploração desordenada dos recursos naturais pelo homem. Mas mesmo nessas reservas existem ameaças à integridade da fauna, flora,recursos hídricos e minerais, tais como o extrativismo predatório, garimpos, poluição e queimadas.

Existem diversas justificativas para a preocupação com as Unidades de Conservação (UC) e sua biodiversidade. Os principais são:


1. Contribuição econômica direta, por meio da imensa quantidade de produtos alimentares, farmacêuticos e de uso industrial derivados da fauna e davegetação, os quais contribuem, ou podem vir a contribuir, diretamente para a vida humana.


2. Participação na manutenção dos grandes ciclos ambientais gerais do planeta, tais como: o ciclo da água, dos climas, dos nutrientes etc.


3. Valor estético. Conservando a biodiversidade estarão sendo conservados os valores estéticos paisagísticos que atraem as pessoas por sua beleza ou "poder defascinação", sentimento de admiração, complexidade e variedade das inúmeras interligações das diferentes formas de vida etc.


4. Justificativas éticas inerentes às próprias espécies, isto é, seu valor por si mesmo, o próprio direito de existir das espécies.


A ocorrência de grandes incêndios florestais é motivo de preocupação dos manejadores florestais e tomadores de decisão noBrasil e em outros países do mundo (NOGUEIRA, RIBEIRO, RIBEIRO, et al, 2002). Caracterizado pelo Cerrado, de clima tropical e temperatura média nos meses de maio a outubro variando entre 18 e 25 ºC, com umidade relativa do ar variando entre 15 e 60 nas horas mais quentes do dia (FIEDLER, RODRIGUES, MEDEIROS, 2006), Goiás convive anualmente com esse tipo de ocorrência.

O Parque EstadualAltamiro de Moura Pacheco (PEAMP), com 4.123 hectares, é uma UC criada com o objetivo de proteger um dos últimos remanescentes da vegetação caracterizada como mata seca, encontrada na região central do Estado de Goiás (CBMGO, 2006). A sua riqueza natural e importância estratégica devido à proximidade de Goiânia, além de circundar o lago da barragem de captação de água da SANEAGO no ribeirão JoãoLeite, despertaram nas autoridades goianas a necessidade de proteção contínua nesta Área de Proteção Ambiental (APA). A cota parte de contribuição do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) para esta preservação nasceu daquela necessidade, sendo criada uma unidade de prevenção e combate a incêndio dentro do parque, o 6° SGB, com o intuito de se transformar gradativamente em núcleo de excelência doCorpo de Bombeiros nas atividades de Proteção Ambiental em nosso Estado (CBMGO, 2006).

O 6° SGB tem como função executar atividades de prevenção e combate a incêndio no PEAMP, com um efetivo fixo e equipamentos específicos. Contudo, mesmo com essa proteção, o combate a incêndio em vegetação no PEAMP é difícil, tanto no aspecto preventivo como na ação concreta. Os incêndios florestaissão complexos, diferentes e muito difíceis de serem combatidos, mesmo com o apoio de pessoal treinado e equipamento especial, dadas as características próprias do terreno e à rápida propagação das chamas (Manual de Combate a Incêndio Florestal – CBMRJ, 1985).

Os estudos e pesquisas são ferramentas que podem auxiliar sobremaneira o manejo de UC no sentido de planejar, prevenir e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • incêndios florestais
  • INCENDIO FLORESTAL
  • Incêndio florestal
  • incendios florestais
  • Incêndios florestais
  • Engenharia florestal-Incêndios florestais
  • Incendios florestais
  • Incendios florestais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!