TCC IMPLEMENTANDO ZABBIX

2110 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Atualmente a infraestrutura de redes possui um grau de complexibilidade muito alto. Isto ocorre devido a grande quantidade de serviços que rodam sobre esta estrutura. Cada serviço precisa estar o maior tempo possível disponível e caso ocorra falha em um dos componentes, pode causar prejuízos.
O problema enfrentado nas infraestruturas atuais é a dificuldade de detecção de possíveis indisponibilidades. Podemos citar como exemplo: uma queda de link, falta de memória que acaba ocasionando lentidão em alguma máquina, falta de espaço em disco, perda de pacote de dados, variações na taxa de sinal ruído e entre outros.
1.2 HIPÓTESE
Com a implementação de um software d,e monitoramento, o tempo de relatório de falha será menor. Além disso, o sistema deverá informar ao administrador de redes a ocorrência seja por e-mail ou SMS.
1.3 OBJETIVOS 1.3.1 Objetivos Gerais
O objetivo do trabalho é gerenciar os serviços da infraestrutura de rede utilizando uma ferramenta de monitoramento capaz de alertar o administrador quando detectado um problema iminente na estrutura de rede (serviços e equipamentos) 1.3.2 Objetivos Específicos
Em busca de melhorar a qualidade da infraestrutura de rede com a ferramenta de monitoramento devemos tomar as seguintes medidas:
Fazer o levantamento da rede atual (Topologia da Rede)
Identificar o sistema de monitoramento
Levantamento do que monitorar (servidores e dispositivos de redes)
Instalar e configurar a ferramenta
Validar a solução

1.4 JUSTIFICATIVA
Em uma infraestrutura de rede tradicional, empresas de grande, médio ou pequeno porte, normalmente uma indisponibilidade só é detectada quando a falha já ocorreu, em alguns casos chegando a parar parcialmente ou completamente a rede. Para um bom gerenciamento da infraestrutura é importante que se tenha um sistema de monitoramento confiável e aderente. Ao se utilizar uma ferramenta que monitore o ambiente pode-se melhorar a disponibilidade da

Relacionados