TCC GustavoMartins Rimas

20989 palavras 84 páginas
É O AMOR

LUGARES-COMUNS NA MÚSICA BRASILEIRA
POR SUAS RIMAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM JORNALISMO – JUNHO/2007
ALUNO: GUSTAVO BOLOGNANI MARTINS, Nº 3673164
ORIENTADOR: PROF. DR. CLAUDIO JÚLIO TOGNOLLI

RESUMO
O trabalho em forma de reportagem pretende mapear, por meio da contagem das rimas mais recorrentes da música brasileira de 2001 a 2005, quais são os lugarescomuns da nossa lírica popular. Por meio de entrevistas com compositores, estudiosos e jornalistas, traça-se um painel da importância das letras na assimilação popular de uma canção, da permanência de idéias do Romantismo na cultura de massa, das variantes que estão em jogo no sucesso ou rejeição de um gênero musical e do papel da imprensa perante o gosto popular como formadora de opinião.

PALAVRAS - CHAVE
Lugar-comum, música brasileira, jornalismo, popular, cultura, Romantismo
ABSTRACT
The present essay engages to discover, through the counting of the most recurrent rhymes in Brazilian music from 2001 to 2005, which are the commonplaces in our popular lyrics. Through interviews with composers, scholars and journalists, a panel is drawn on the importance of the lyrics in popular assimilation of a song, the permanence of Romantic ideas on mass culture, the matters of success and rejection of a musical genre and the role of the press as opinion former in front of popular taste.

KEYWORDS
Commonplace, Brazilian music, journalism, popular, culture, Romantic

2

Sumário

1. Dos objetivos

4

2. Dos motivos

7

3. Das rimas

13

4. Do método

19

5. Dos resultados

32

6. Conclusão

51

3

1. Dos Objetivos

O tema do presente trabalho, desde sua proposição em meados de 2005, pareceu-me de um apelo jornalístico inegável. A todos para que expunha que faria uma pesquisa sobre as rimas mais recorrentes da música popular brasileira, recebia a mesma reação estimulante de curiosidade e interesse, atributos que, sem querer teorizar muito sobre o que é notícia ou não, parecem-me inerentes a uma boa pauta

Relacionados