Tcc estresse ocupacional

Páginas: 6 (1447 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO & MARKETING - IBGM
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ANDREZA OLIVEIRA ARANTES
CECILIA MEYRELLES GOMES
ISABELLA CRISTINA
IVONISE BARROS DE CARVALHO
KAROLINA REGINA SALES FEITOSA

ESTRESSE OCUPACIONAL

RECIFE-PE
2012

AUTORAS:
ANDREZA OLIVEIRA ARANTES
CECILIA MEYRELLES GOMES
ISABELLA CRISTINA
IVONISE BARROS DE CARVALHO
KAROLINA REGINA SALESFEITOSA

ESTRESSE OCUPACIONAL

Projeto de Intervenção apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC do curso de graduação em Gestão em Recursos Humanos no Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing-IBGM.

Professor(a) Orientador(a): Fabio Teixeira

Turma: RH3°A Tarde
Nota: _____
Data: 14 / 11 / 2012
RECIFE-PE
2012

SUMÁRIO1APRESENTAÇÃO...............................................................................................32 PROBLEMATIZAÇÃO.......................................................................................4 3 OBJETIVOS.........................................................................................................5 3.1 OBJETIVOSGERAL........................................................................................ 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................. 4 DEFINIÇÃO DOS TERMOS..............................................................................6 5 METODOLOGIA.................................................................................................75.1 LOCAL DAINTERVENÇÃO..........................................................................5.2 PÚBLICO-ALVO..............................................................................................5.3 INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO........................................................5.4 PROCEDIMENTOS DA INTERVENÇÃO.....................................................5.5CRONOGRAMA...........................................................................................8REFERÊNCIAS....................................................................................................9 | |

1 APRESENTAÇÃO

Estresse virou uma palavra comum, popularmente conhecida para representar qualquer tipo de aflição ou cansaço do corpo e da mente. É normal ouvir frases como: “não me irrite porque hoje estou estressado” ou“preciso acabar com esse estresse”. Independente do uso, as pessoas fazem jus ao termo quando querem dizer que estão aflitas, cansadas ou irritadas. Mais do que um estado de espirito, o estresse é a reação do individuo a uma adaptação e pode causar um conjunto de sintomas – físicos psicológicos e comportamentais. (ROSSI; PERREWE; SAUTER, 2005, p27).
Percebemos que o ambiente do trabalho tem se modificadode maneira avassaladora no acompanhado e avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida em geral. Há, portanto, uma ampla área da vida moderna onde se misturam os estressores do trabalho e da vida cotidiana. A pessoa, além das habituaisresponsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizado constante, tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a segurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc. É bem possível que todos esses novos desafios supere os limites adaptativos levando ao estresse. O tipo de desgaste à que aspessoas estão submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças. Os agentes estressores psicossociais são tão potentes quanto os micro-organismos e a insalubridade no desencadeamento de doenças.
Tanto o operário, como o executivo, podem apresentar alterações diante dos agentes estressores psicossociais.No ambiente de trabalho os estímulos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse ocupacional
  • Estresse Ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • Estresse ocupacional
  • ESTRESSE OCUPACIONAL
  • Estresse ocupacional
  • estresse ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!