tcc enfermagem introduçao

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A prática do aleitamento materno está ligada às condições de vida e de trabalho, bem como a uma série de idéias existentes sobre a amamentação, em cada sociedade.
No, Brasil, já foimuito comum ver as mulheres amamentarem os bebês, fossem elas as próprias mães ou até mesmo as amas de leite. Em geral, a criança mamava no peito até completar um ano ou mais. (Ministério da Saúde, 1995)A partir da década de 70, em vários países, inclusive o Brasil, alguns grupos começaram a apontar os prejuízos do leite de vaca. Passaram, então, a fazer uma séria de movimentos sociais –palestras, grupos de gestantes e mães – em favor do aleitamento materno exclusivo.
Esses movimentos sociais baseavam-se nas descobertas realizadas por estudos sobre a amamentação. Esses estudos revelavam queo leite materno contém os anticorpos necessários para proteger o bebê contra infecções e possui todos nutrientes necessários à saúde, protegendo contra a desnutrição. Revelam, também, que a introduçãoprecoce (antes dos seis meses) do leite de vaca trazia riscos ainda maiores para os bebês.
O leite materno é composto de 160 substâncias representadas por proteínas, gorduras, carboidratos ecélulas, sendo o alimento imprescindível e essencial para o desenvolvimento do bebê, protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes melittus, doenças digestivas, doençascardiovasculares, obesidade, doenças do troto urinário, cáries entre outras. Ainda promove o desenvolvimento neuro-psicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratóriodurante a alimentação, melhor resposta as imunizações e melhor equilíbrio emocional.
O leite é a única fonte alimentar durante a primeira fase de suas vidas e representa a contribuição final dasmães na preservação das espécies.
A amamentação é uma troca de amor. Está provado cientificamente que um dos principais resultados da amamentação é a segurança, o carinho e a proximidade que o ato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcc de enfermagem
  • TCC enfermagem
  • introdução a enfermagem
  • introdução de enfermagem
  • Introdução a enfermagem
  • TCC enfermagem
  • introdução a enfermagem
  • Introdução a enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!