Tcc em inspeção escolar

Páginas: 11 (2596 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
NÁUPLIA MARIA LOPES

ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO:
MODELO

CORONEL FABRICIANO-MG
2011
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
NÁUPLIA MARIA LOPES

ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO:
MODELO

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial paraa obtenção do título de Especialista em (coloque o nome do seu curso de Pós-Graduação)

CORONEL FABRICIANO-MG
2011
ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO:
MODELO
Náuplia Maria Lopes[1]

RESUMO

Este artigo científico de revisão objetiva orientar os alunos da UCAM/PROMINAS quanto a elaboração e editoração do artigo científico ou revisional, requisito parcial exigido para aconclusão e obtenção do título de Especialista, sendo este o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), servindo também de modelo para a formatação e estrutura do mesmo. Devido ao grande número de dúvidas e reformulação dos trabalhos em primeira versão, elaborou-se este, no intuito de minimizá-las auxiliando, assim, os alunos. Este instrumento foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com aintenção de trabalhar o conteúdo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por se tratar de um estudo referente ao conteúdo das referidas normas, por vezes, será utilizado o texto dos originais. Porém, conforme a permissão da ABNT, a instituição guarda e utiliza o direito de adaptação das mesmas.

Palavras-chave: ABNT. Artigo Científico. Estrutura. Formatação.

IntroduçãoObjetivando atender aos pós-graduandos da UCAM/PROMINAS no que tange à elaboração, formatação e estrutura do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), elaborou-se este artigo científico de revisão.
Dentre os vários tipos de TCC, encontra-se o Artigo Científico, que é adotado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista (Pós-Graduação Lato sensu), da UCAM/PROMINAS. O ArtigoCientífico é um texto elaborado cientificamente a partir de uma pesquisa teórico-metodológica, apresentando sinteticamente os estudos realizados a respeito de um tema e sua questão-problema (confira a apostila “Metodologia Científica”).
Devido à modalidade de curso oferecida pela instituição ser a Educação a Distância (EAD), faz-se necessário oferecer aos alunos ferramentas que os auxiliemna confecção do TCC.
Visando atender a esta demanda, elaborou-se este instrumento a partir de uma revisão de literatura com a intenção de trabalhar o conteúdo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): - NBR 6021:2003 – Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa – Apresentação; - NBR 6022:2003 – Informação e documentação - Artigo em publicaçãoperiódica científica impressa – Apresentação; - NBR 6023: 2002 - Informação e Documentação – Referências – Elaboração; - NBR 6028:2003 – Resumos – Procedimentos; - NBR 10520:2002 – Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos; - NBR 14724:2005 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.
Contribuíram para a confecção deste trabalho o pensamento e aanálise de autores como Alves; Arruda (2008), Barba (2008), Brasil; Santos (2007), Lakatos; Marconi (1995) e Moro (2008).
A NBR 6021:2003 especifica os requisitos para apresentação dos elementos que constituem a estrutura de organização física de uma publicação periódica científica impressa. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido defacilitar a sua utilização pelo usuário e pelos diversos segmentos relacionados como tratamento e a difusão da informação. Esta norma não se aplica à apresentação de livros e folhetos.
A NBR 6022:2003 estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.
Por se tratar de um estudo do conteúdo das referidas normas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeção escolar
  • Inspeçao escolar
  • INSPEÇÃO ESCOLAR
  • Inspeçao escolar
  • Paradigmas da inspecao escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!