TCC Douglas Louzada 2015 Final

19756 palavras 80 páginas
1 INTRODUÇÃO

Com as constantes alterações na gestão dos negócios fazem as organizações se preocuparem com o nível de controle em toda a sua estrutura. A necessidade de se atingir melhores resultados, a globalização e a alta competitividade aumentam mais a preocupação, exigindo cada vez mais do departamento de Tecnologia da Informação, que nos dias atuais é um dos principais caminhos das empresas para vencer neste ambiente.
Para poder alcançar tais objetivos é vital a implementação da Governança de TI nas empresas que é parte da Governança Corporativa.
A Governança corporativa possibilita as empresas uma estrutura que possibilita o estabelecimento de princípios e objetivos da sociedade e os meios para cumpri-los, além de supervisionar o seu desempenho.
O que contribuiu para o seu crescente interesse foi o surgimento de uma série de escândalos na Europa e nos Estados Unidos, onde envolveu diversas empresas, auditores e bancos de investimentos. Por conta disto surgiram diversos “códigos” de boas práticas de Governança Corporativa (ÁLVARES; GIACOMETI; GUSSO, 2008).
Segundo Sandonato, Spritzer e Ferreira (2010), a Governança Corporativa estimula diversas mudanças na estrutura organizacional das empresas, afetando seus processos organizacionais.
Neste contexto, a Tecnologia de Informação exerce um papel fundamental para a organização, pois, visa garantir o suporte e maximização adequada dos objetivos e estratégias de negócio, agregando valor ao serviço entregue, balanceando e gerenciando os riscos com o intuito de se obter melhor retorno sobre os investimentos em tecnologia.
Para Rasmussen (2008), a TI tem um papel importante, pois possibilita as iniciativas de Governance, Risk and Compliance (Governança, Riscos e Conformidade - GRC). Este papel acaba sendo duplo, pois, por um lado, a TI deve gerenciar as suas próprias questões de GRC e, por outro, ela tem que se tornar um facilitador e uma ferramenta de automatização de GRC para o negócio.
Este trabalho pretende

Relacionados

  • Projeto Carroceiro Cidadão
    51947 palavras | 208 páginas