TCC Dom Casmurro

Páginas: 4 (902 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Colégio: Absoluto Pompéia


TCC
Dom Casmurro

Adultério?
Houve ou não?





Nome: Ana Paula Moraes e Vitória de Melo

Pompéia – SãoPaulo
SUMÁRIO

Introdução.................................................................................... 3Resumo....................................................................................... 4 à 6
Análise do livro............................................................................ 7





















INTRODUÇÃO

Dom Casmurro é um livro escritopor Machado de Assis. Foi publicado em 1899, e é um dos livros da literatura brasileira mais traduzidos para outros idiomas. O romance narrado em primeira pessoa tem como personagem principal Bentinho(Bento Santiago), que tinha uma grande amizade com Escobar e um relacionamento com a personagem feminina Capitu.
A obra tem um valor universal e mistura cenas do passado e do presente de Bentinho, éconsiderada um verdadeiro enigma para os leitores que ficam na dúvida de uma possível traição de Capitu com Escobar.
Nota-se que abrange temas do cotidiano como amizade, o ciúme, a religiosidade, adúvida, o amor, entre outros, sendo correspondente ao realismo. Machado se contradizia em relação ao “romantismo”, pois de acordo com os outros escritores uma obra de romance não havia a presença deadultério.
Dom Casmurro está dividido em 148 capítulos, na maioria curtos. O decorrer do romance não é dinâmico e a história é interrompida a todo momento por pensamentos ou lembranças fragmentadasdo narrador.



RESUMO

A história é narrada por Bentinho já idoso, trás a tona às lembranças de sua infância e adolescência. Viveu em uma casa com sua mãe Gloria, seu tio Cosme e um agregado demuitos anos. Dona Gloria fez promessa de que se Bentinho não morresse bebê, iria mandá-lo para o seminário. Seu irmão Cosme não concordava, pois já havia boatos de que Bentinho andava se encontrando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC
  • dom casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!