tcc direçã defensiva para motociclistas

3185 palavras 13 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DIREÇÃO DEFENSIVA
PARA MOTOCICLISTAS

ROBERTO AMARAL

Blumenau (SC)
2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
CURSO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ROBERTO AMARAL

DIREÇÃO DEFENSIVA PARA MOTOCICLISTAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão de curso Técnico de Segurança do Trabalho. Centro de Educação Hermann Hering.

Orientador Professor: Marcos Alexandre Seel

Blumenau
2012
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho às pessoas mais importantes da minha vida.
Minha mãe Maria Dos Santos Amaral, minha Esposa Sara Coelho e meu querido Filho Kauã Amaral. Que confiaram no meu potencial para esta conquista. Não conquistaria nada se não estivessem ao meu lado. Obrigada, por estarem sempre presentes a todos os momentos, me dando carinho, apoio, incentivo, determinação, e principalmente pelo Amor de vocês.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram e me ajudaram com toda paciência e dedicação, aos professores que me auxiliaram e me deram motivação a continuar e concluir este Curso, os meus sinceros agradecimentos. Ao professor Marcos Alexandre Seel, pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste trabalho.

EPÍGRAFE

“Antes de impor regulamentos e regras para a vida dos outros, certifique-se que você é suficientemente disciplinado para seguir essas regras. Orlando Ferraz ” RESUMO

Este trabalho foi elaborado seguindo as orientações da cartilha de direção defensiva do DETRAN SC, focado especialmente para os

Relacionados