TCC curso gestão clinica hospital sírio libanes

Páginas: 15 (3577 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
RESUMO
Este é um projeto de Intervenção na área de abrangência da ESF. Marui Grande, esta do problema do alto fluxo da demanda espontânea na unidade, o projeto pretende trabalhar com esta demanda, visando reorganizar o processo de gestão e de trabalho da equipe, numa perspectiva humanizada, tanto para a equipe de trabalhadores como para o usuário. Na elaboração do projeto utilizarei o métododo Planejamento Estratégico Situacional simplificado e para subsidiar conceitualmente o trabalho vou realizar uma revisão da literatura utilizando os seguintes descritores: humanização na atenção primária; processo de gestão humanizado; acolhimento; condições de saúde; cuidado em saúde; clinica ampliada; atenção centrada na pessoa; método clínico centrado na pessoa. A partir dos nóscríticos selecionados as operações propostas foram: 1) elaborar um fluxograma de atendimento diferenciado a partir da delimitação da área de abrangência; 2) aumentar e melhorar distribuição da oferta de consultas médicas; 3) utilizar as consultas médicas prioritariamente para o atendimento das condições agudas e crônicas da população da área de abrangência; 4) reorganizar o processo de trabalho voltado para ofluxo da demanda espontânea e 5) criar respostas alternativas para os usuários com demandas agudas que não se caracterizam como doenças. A análise de viabilidade mostrou que o projeto é viável. A elaboração deste projeto possibilita à ESF Marui Grande oferecer um modelo assistencial voltado para a pessoa, buscando um atendimento mais efetivo e satisfatório para a população, a partir da criação dealternativas de acolhimento e escuta qualificada ao usuário, proporcionando um processo de gestão mais participativo, coletivo e com educação permanente. Dessa forma, busca-se caminhar no sentido do cumprimento da missão deste este serviço de saúde: cuidar da saúde da equipe e da população, de acordo com as diretrizes preconizadas e defendidas pelo HumanizaSUS. ( Paz, 2013).





INTRODUÇÃO:O Ministério da Saúde através do Humaniza SUS, preconiza a saúde como um direito de todos os cidadãos. Porém, observa-se que ainda existe deficiência no sistema de saúde atual, onde há falta de profissionais especializados, além de uma estrutura física inadequada nas Unidades Básicas de Saúde para uma assistência à saúde da população. Além disso, questões socioeconômicas, a cultura curativae não preventiva contribuem para o agravamento das doenças, em geral, do aumento considerável da procura por atendimento/demanda espontânea de pacientes, o que causam filas, superlotação das unidades de saúde, constituindo-se um problema social. Para o Ministério da Saúde, Brasil (2004) acolhimento é uma ação tecnicoassistencial que pressupõe mudanças da relação entre profissionais de saúde e usuárioscom suas redes sociais por meio de paramentos técnicos, étnicos, humanitários e de solidariedade, reconhecimento o usuário como sujeito participante ativo no processo de produção de saúde. A conceituação do acolhimento passa, necessariamente, por uma reflexão sobre o processo de trabalho em saúde. Os serviços de saúde, ao contrário de outros serviços do mundo industrializado, têm como marca anecessidade de reconhecer o usuário como sujeito e participante ativo na produção da saúde. Nessa relação, o médico muda o seu objeto de trabalho (da doença para o doente) e faz  surgir a necessidade de novas tecnologias em saúde, dentre elas o acolhimento (SAVASSI et al., 2006). 
O Acolhimento propõe inverter a lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, partindo dos seguintesprincípios: 1. Atender a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal. Assim, o serviço de saúde assume sua função precípua, a de acolher, escutar e dar uma resposta positiva, capaz de resolver os problemas de saúde da população. Fazendo isto, os serviços criam possibilidades para o restabelecimento de uma relação de confiança e apoio do usuário. 2....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão do hospital sirio libanes
  • Especialização em Gestão da Clínica- Sírio LIbanês
  • Hospital sírio libanes
  • RELATÓRIO HOSPITAL SIRIO LIBANES
  • Gestão de Clínicas e Hospitais Veterinários
  • sirio libanes
  • Tcc
  • TCC do curso de gestao finalizado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!