TCC CORRETO

3650 palavras 15 páginas
1 INTRODUÇÃO
A assistência de enfermagem tem como essência o cuidado ao ser humano, sua família e comunidade; proporcionando ao enfermeiro a aplicação do processo de enfermagem. Segundo Andrade e Viera (2005), esse processo é baseado em regras e princípios, conhecidos por promover uma assistência de enfermagem eficiente.
Durante a assistência o enfermeiro deve sistematizar sua prática por meio da aplicação do processo de enfermagem; e como ciência, a enfermagem desenvolve formas de conhecimentos, para cooperar com a saúde das populações.
Ao planejar a assistência o enfermeiro garante sua responsabilidade junto ao cliente, uma vez que esse planejamento norteia suas ações, permitindo diagnosticar as necessidades do cliente, a prescrição adequada dos cuidados, o acompanhamento do desenvolvimento do pessoal, além da avaliação e da qualidade da assistência (ANDRADE, 2005).
No Brasil, o modelo de sistematização de assistência de enfermagem mais utilizado é o de Wanda Horta.
A expressão processo de enfermagem vem sendo utilizada como proposta para sistematizar a assistência de enfermagem, enfatizando o relacionamento interpessoal do enfermeiro com o paciente (KOERICH ET AL, 2007).
A investigação, os diagnósticos de enfermagem, o planejamento e a execução das ações e por fim a avaliação dessas ações, estão envolvidas no processo de enfermagem.
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) pode ser um modelo ideal de assistência a ser adaptado nas instituições de saúde, e para dar ênfase à importância dessa metodologia, essa prática foi referendada através da resolução COFEN-272/2002, pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2002).
A SAE é um instrumento de trabalho do enfermeiro, que tem como objetivo identificar as necessidades do paciente, apresentando uma proposta ao seu cuidado e atendimento; direcionando assim, sua equipe de enfermagem nas ações a serem realizadas (MENEZES, PRIEL e PEREIRA, 2011).
A assistência a saúde engloba conhecimento e ações que se

Relacionados

  • Manual Normas T Cnicas 06 02 2014
    13794 palavras | 56 páginas
  • O surgimento da igreja evangélica avivamento bíblico no contexto das diferenças entre a igreja metodista com o movimento pentecostal
    23610 palavras | 95 páginas
  • Como Fazer E Apresentar Trabalhos Cient Ficos Em Eventos Academicos Antonio Carlos Xavier
    37316 palavras | 150 páginas