tcc contabeis

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CIENCIAS CONTABEIS
GENIVALDO RAMIREZ





INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PESCADO
SABOR & SAÚDE









JI-PARANÁ, RONDONIA – 2014.









SUMÁRIO














1. JUSTIFICATIVA
A prática da piscicultura em água doce, através de tanques/represas no município de
Mirante da Serra, interior do estado de Rondônia, vemfortalecendo a economia do estado que está em expansão, apresentando uma produção próxima de 5 mil toneladas no ano de 2006 (BIOFISH, 2011). Há um forte apoio institucional do Ministério da Pesca e Aquicultura para a criação de uma estrutura, a qual trate da liberação de licenças ambientais, que é um requisito básico ao aumento da produção (MINISTÉRIO, 2011). Esse fator reforça a produção dospescados das espécies, tambaqui (Colossoma macropomum), pirarucu (Arapaima gigas) e Tilápia (rendali, Oreochromis niloticus) que são escoados através da exportação do produto bruto. Observando os lucros dessa prática econômica, nota-se que os produtores melhorar a economia, com o beneficiamento do pescado no próprio município, surgindo assim a micro empresa denominada “Indústria de Transformação dePescado Sabor & Saúde”.
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Empresa de pequeno porte, com 26 funcionários, localizada no setor chacareiro, do município de Mirante da Serra, linha 81, Km 59 - Travessão Formiga.
Setor econômico de natureza secundário, tendo como ramo da atividade a indústria com o negócio derivados do pescado produzido, inicialmente, em tanques/represas do município de Mirante da Serra, comoprodutos alimentícios: filés, postas, costelinhas, hamburguês, quibes, coxinhas e empanados em bandejas de 250 gr, 500 gr e 1 quilograma em bandejas, lingüiça e peixes frescos e defumados, óleo, farinha de peixe.
A empresa dará prioridade ao pescado produzido no município de Mirante da Serra – Rondônia, atendendo de acordo com suas possibilidades e necessidades os municípios circunvizinhos.Divulgará suas atividades através de sites, jornais e periódicos, locais e regionais, ampliando-os conforme for crescendo a produtividade.

3. HISTORICO
A aquicultura no Brasil tem crescido surpreendente, segundo registros da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima que só na década de 90 cresceu cerca de 23,8% contra 10,2% na aquicultura mundial. Em 2005contribuiu com 40% do total de pescado produzido no País (IBGE, 2002).
Com o declínio da produção pesqueira marítima e continental a produção de pescado em tanques, represas de água doce, tornou-se um grande atrativo para os investidores que vêem nessa abertura de mercado uma grande oportunidade de negócio (Neiva, 1990).
Em Rondônia, na última década, a piscicultura tem acompanhado o quadro nacional decrescimento. Essa atividade tem sido apresentada como excelente alternativa de produção e diversificação na economia, sem mencionar o fato de que essa produção de proteína animal é menos exigente em termos de espaço físico quando comparada a outras atividades da mesma ordem, tais como pecuária. (EMATER-RO, 2011).
De acordo com o Boletim Estatístico de 2010, produzido Ministério da Pesca eAquicultura (MPA), o estado de Rondônia produz aproximadamente 12.400 toneladas de pescado. Deste montante, 9.490,6 toneladas vêm da aquicultura e os 2.889 restantes são decorrentes da pesca extrativista. O estado tem 7.154 profissionais do setor registrados no RGP - Registro Geral da Atividade Pesca, (MPA, 2010).
No município de Mirante da Serra estima-se que a população é de aproximadamente 11.869habitantes, possuindo uma área total de 1,191,875 km² deste 1.253 km², são investido na piscicultura em grande escala, recursos oriundos da Secretaria Municipal de Agricultura, bem como recursos próprios dos piscicultores aumentando a economia local através de geração de empregos, onde a principal espécie comercializada é o tambaqui (IBGE, 2010).
A população comemora o fenômeno econômico local...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc contabeis
  • Contabeis tcc
  • TCC Contabeis
  • TCC contabeis
  • Tcc contábel
  • tcc contabeis
  • Tcc contabeis
  • Tcc academia (ciencias contabeis)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!