TCC COMPLETO 364713

4264 palavras 18 páginas
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Jaqueline Antunes Siqueira Carnivali¹

RESUMO

A aprendizagem é um processo de aquisição de informação e de padrões de comportamento, que se reflete no aumento do repertório de competências e em que a modificação do comportamento resulta da prática e da experiência. Esta constitui um elemento fundamental no desenvolvimento humano, em que aprender implica a retenção do que é adquirido pela prática e repetição. Atualmente, no Brasil, presenciam-se muitos problemas na área de educação, como abandono escolar, crianças que passam pela escola sem mesmo conseguirem se alfabetizar, queixas dos professores em relação à falta de concentração dos alunos, desinteresse, violência e indisciplina que corroboram com a cronicidade dos problemas de aprendizagem. Nas escolas, podemos perceber várias dificuldades que o processo e o ato de aprender podem apresentar durante todo o processo. Dificuldades de Aprendizagem, distúrbios de aprendizagem, esses são alguns dos nomes que na escola, traduzidos, geralmente, por rótulos como aluno “disléxico”, “hiperativo” ou com “déficit de atenção”, os quais muitas vezes marcarão o aluno por toda sua vida. Partindo do que fora apresentado, pretende-se, no presente trabalho, realizar uma revisão literária sobre a descrição dos conceitos recorrentes na literatura especializada e discutir perspectivas de análise sobre o que se vem denominando dificuldade de aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Dificuldades de Aprendizagem.

_____________________ Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail: jaquelineantunes@hotmail.com - Orientador(a): Cleide Augusto.
1 INTRODUÇÃO

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são

Relacionados