TCC Clealco

9147 palavras 37 páginas
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANA GABRIELA LUCENA DE MOURA RA: 597261 – 2
LUCAS ARAÚJO MAZIERO RA: T988EH-8
MONIQUE ANGÉLICA REZENDE RA: A00634-6
WILSON FOGOLIN NETO RA: A348HI-7

TC – TRABALHO DE CONCLUSÃO

ARAÇATUBA – SP
2012
1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1. Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e o ramo de atuação, informação sobre o porte da empresa.

No final da década de 70, o petróleo, matriz energética que o pais importava, passava por uma crise. O preço do barril subia constantemente, gerando incertezas na economia nacional. Para acabar com a dependência do petróleo importado, o Governo Brasileiro lançou o projeto de plantio de cana-de-açúcar para a produção do álcool combustível, uma nova alternativa de matriz energética.
Por causa da produção do álcool, o impacto da importação de petróleo na economia nacional diminuiu. A produção da nova matriz energética brasileira gerou mais empregos na zona rural do país.
Atendendo ao apelo do Governo Brasileiro, políticos, pecuaristas e agricultores apostaram na nova atividade de geração de energia renovável na região de Clementina. Eles formaram uma associação para reunir terras para o plantio de dois mil alqueires e viabilizar a construção de uma usina.
No dia 5 de dezembro de 1980, reuniram-se os acionistas em assembléia geral, constituindo formalmente a empresa. Em 11 de janeiro de 1981, foi aprovado o projeto pelo CENAL (Conselho Nacional de Álcool). Logo depois, começaram as obras da destilaria. A moagem da primeira safra ocorreu em 1983.
A criação da usina proporcionou empregos diretos e indiretos para Clementina e 26 municípios da região. A empresa trouxe melhoria na qualidade de vida da população de Clementina.
A segunda unidade do grupo, a unidade de Queiroz surgiu através do excelente desempenho da Unidade de Clementina e da expansão do mercado

Relacionados

  • Metodologia de pesquisa
    1077 palavras | 5 páginas
  • Projeto de Pesquisa Recursos Humanos
    9545 palavras | 39 páginas