TCC - Cissus verticillata (L.) Nicholson & C. E. Jarvis.

4170 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO

A flora brasileira está constituída por numerosas espécies, nativas ou exóticas, que de uma forma ou de outra apresentam uma potencialidade de uso, sob as mais diferentes formas.
Nesse contexto, as plantas medicinais têm sido alvo de crescentes estudos nos últimos tempos, envolvendo entre outros aspectos, a população e estudiosos interessados no conhecimento das potencialidades e riquezas da flora, especialmente no Brasil, país que abriga uma megadiversidade. Assim, pensando nos pressupostos do conhecimento popular sobre plantas, podemos verificar que relação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico pode ser enquadrada dentro de uma visão dialética, em uma valoração do etnoconhecimento.
O conhecimento alicerçado sobre bases empíricas e em resultados práticos, que contribuam para a solução de problemas defrontados no cotidiano, se contrapõe ao conhecimento científico, que se fundamenta em teorias comprovadas experimentalmente com métodos aceitos pela classe científica. O método científico fundamenta-se nas proposições ou hipóteses que têm a sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação (CASTRO et al. 2001). Por outro lado, BRAGANÇA (1996) afirma que a história dos medicamentos mostra que um dos benefícios da pesquisa envolvendo plantas medicinais, é que, em muitas ocasiões, ele se inicia para justificar ou comprovar a indicação popular e, no decorrer dos ensaios farmacológicos, revela propriedades mais importantes. Ainda segundo BRAGANÇA (1996), é certo que a medicina tradicional permanece como o único recurso terapêutico para muitos habitantes dos países em desenvolvimento. As pessoas que exercem a medicina tradicional e a indígena se baseiam principalmente em plantas e ervas medicinais para a preparação de medicamentos. O acúmulo de conhecimentos empíricos sobre a ação dos vegetais vem sendo transmitido desde as antigas civilizações até os dias atuais, a utilização de plantas medicinais tornou-se uma

Relacionados