TCC Cefet Sistema Supervis rio 19 01 2015

323 palavras 2 páginas
Sistema
Supervisório
Aluno: Joyce Kelly Alves Pereira
Curso: Técnico em Eletrotécnica
Empresa: Automaton Integração de Sistemas
Cidade: Belo Horizonte
Data: 19/01/2015

Comunicação entre Supervisório e CLP

Funções Básicas de um Supervisório
 Aquisição de Dados:
Retirada de informações do processo através da conexão que o computador tem com o CLP, controlador do processo.
 Gerenciamento de Dados:
Apresentação, em tempo real de execução, dos dados do processo
(telas, relatórios, históricos, etc.

Configuração CLP e I/O Remotos
 São utilizados I/O Remotos para a diminuição de gastos com borneiras, cabeamento e etc.
 Quando utilizados I/O Remotos todos os sinais são encaminhados para pontos específicos, em cada área e a partir de então ligados a um barramento que envia o sinal ao CLP.
 A seguir exemplo desta configuração:

Sistemas SCADA
 SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition ou Controle de Supervisão e Aquisição de Dados) na automação refere-se a sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados composto por um ou mais computadores monitorando e controlando um processo.
 O objetivo principal dos sistemas SCADA é propiciar uma interface de alto nível do operador com o processo informando-o "em tempo real" de todos os eventos de importância da planta.
 Um sistema SCADA permite a um operador, em uma localização central, controlar um processo distribuído em lugares distantes.

Padrão Industrial
 Atualmente, o que predomina em Sistemas Supervisórios é o padrão Windows, baseado no padrão Microsoft de interface homem-máquina, o qual possibilita redução no tempo de aprendizagem se o operador estiver familiarizado com outras aplicações Microsoft e seu ambiente de trabalho.

Conclusão
O Sistema Supervisório é uma forma de se centralizar as informações, reduzindo a dimensão de painéis e tendo uma melhor interface homem/máquina afim de se monitorar e controlar facilmente diversas áreas de uma indústria, pois através de uma tela é possível receber e

Relacionados