Tcc caixa temperatura arduíno

Páginas: 10 (2382 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
[pic]







DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – DEPEL
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – COELE










Título do Trabalho:

Desenvolvimento de um sistema de controle de temperatura com dois atuadores












Autor: Daniel de Melo Souza

Orientador: Eduardo Bento Pereira


Agradecimentos


Agradeço demais a Deus pela oportunidade da Vida.À minha família pelo carinho, amor, compreensão e pelo suporte financeiro todos esses anos.
À UFSJ pela certeza de ter me tornado uma pessoa melhor, aos professores Hewerson Teixeira e Eduardo Bento Pereira pelas oportunidades de crescimento profissional e pessoal, meu muito Obrigado a todos os profissionais que contribuiriam direta ou indiretamente para que eu chegasse no fim dessaetapa.
pelo confiança e persistência ao meu lado. Aos amigos/irmãos da República Capim Canela, aos momentos de descontração proporcionados por muitos que já se foram para longe. ou simplesmente já trilharam em outras direções.
Muito mais sincero obrigado aos amigos que fiz durante o estágio na CIF Mineração, em especial a Felipe Moreira e Renato Reis.




Sumário



1. Introdução 12. Revisão Bibliográfica 3
3. Metodologia 4
4. Resultados 8
5. Conclusão 12
6. Propostas de Trabalhos Futuros 13
7. Referências Bibliográficas 14



























Lista de figuras



Figura 1 - Modelo básico de um sistema de controle 1

Figura 2 - Resposta típica de um sistema de 2[pic] ordem 2

Figura 3 – Sistema em funcionamento 4

Figura 4 -LM35, com envelope TO-92, ligação usada neste trabalho. 5

Figura 5 - Desenho esquemático da placa de circuito impresso 6

Figura 6 - Montem Arduino + Driver 7

Figura 7 - PCB Eagle para confecção do driver 8

Figura 8 - Montagem final do sistema 10

Figura 9 - Perfil da tensão LM35 - Respostas a 85 e 80 graus como setpoint 11


Resumo

O trabalho a seguir apresenta todas asetapas envolvidas no desenvolvimento do sistema de controle de temperatura de uma caixa de vidro com dois atuadores, sendo uma lâmpada e um ventilador (exaustor), também de um sensor de temperatura LM35, a criação de um circuito impresso utilizado como driver para o ventilador, o desenvolvimento do software com PID embarcado no Arduino UNO e também a criação de uma interface para usuário atravésdo software LabVIEW. Apresenta ainda os resultados obtidos com o sistema como um todo, as dificuldades encontradas no decorrer do processo, como ajustes dos ganhos do controlador PID e algumas não linearidades presentes no sistema, como tempo de atraso, valor inercial de tensão no ventilador em cerca de 35% da MV, dentre outros. Os resultados são satisfatórios, sendo o controle PID de grandeaplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, podendo assim formalizar o produto final deste TFC, a interface UAIview.



Introdução



O controle de uma determinada variável de processo é de grande importância em diversas aplicações, pois através da atuação em elementos como vazão, pressão, fluxo, força, temperatura, entre outros, é que se atinge o pleno controle de umdeterminado sistema. A indústria em geral está presente na área de controle como um usuário de grande potencial de consumo e desenvolvimento de novas tecnologias. Em um sistema de controle típico, a variável do processo é o parâmetro do sistema que precisa ser controlado como  temperatura, ºC, neste trabalho. Um sensor é usado para medir a variável de processo e fornecer feedback para o sistema decontrole. O set point é o valor desejado ou comando para a variável de processo, tais como 100 ºC, no caso de um sistema de controle de temperatura.
A qualquer momento, a diferença entre a variável de processo e o set point é usada pelo algoritmo do sistema de controle (compensador), para determinar a saída desejada do atuador, que por sua vez, irá acionar o sistema (planta), no caso deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Arduíno
  • TCC Arduíno
  • TCC Arduino
  • Controle de Temperatura com LM35 no Arduino
  • Arduino
  • TCC Automação Residencial com Arduino
  • TCC- Automação Residencial com Arduino
  • TCC Arduino e Android

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!