TCC Avaliação na educação infantil

Páginas: 15 (3642 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Juan Artur de Oliveira
RA 2314200435
juan@prof.educacao.sp.gov.br
Orientador: Prof. Ms. Cosmo de Almeida Rigo



Resumo: Avaliar faz parte do processo de ensino e de aprendizagem. Há muito tempo, muitos estudiosos e educadores vem tentando definir o principal significado da avaliação na educação. Para muitos educadores a avaliação ainda é algo indefinido. Algunsdefinem a prática avaliativa como “Julgamento de valor dos resultados alcançados”. É necessário que os educadores venham refletir a respeito desta compreensão equivocada sobre avaliação que se caracteriza por classificar o aluno, e não um instrumento para analisar um processo

Palavras-Chaves – Métodos; Instrumento de Avaliação; Avaliação Formativa.



Introdução

Avaliar o aluno é um pontofundamental em qualquer fase acadêmica, pois a partir de uma avaliação coerente podemos acompanhar de fato o desenvolvimento do aluno. Por fim, os objetivos do presente trabalho são: Desvelar a eficiência da avaliação atual na Educação Infantil; Investigar o propósito de se avaliar um aluno na Educação Infantil; Analisar o que exatamente deveria ser avaliado nestes alunos.

Talvez muitos educadoresainda não estão precisamente preparados para realizar o ato educativo e assim aplicam metodologias e utilizam instrumentos de forma inadequada, e ao meu ver, acabam por desestruturar a construção do conhecimento dos alunos. Enquanto a avaliação deveria priorizar o processo e/ou o resultado e investigar de fato os conhecimentos e desconhecimentos que estão em pauta, cada acerto vale apenas um ponto,um passo para se chegar ao padrão estabelecido.
Parte-se do pressuposto, que o trabalho educativo deve estar voltado para o desenvolvimento integral dos indivíduos em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e linguística. Mediante a melhoria da compreensão do meio, maiores percepções de si mesmo, elevação sócio culturaldas suas condições de vida e desenvolvimento de valores próprios de uma sociedade em mudança, analisaremos a avaliação como instrumento pedagógico-educativo, podendo por meio desta, diagnosticar e investigar informações que viabilizam o rendimento desta ação na Educação Infantil.

Seguindo as orientações de autores renomados como Philippe Perrenoud, Elisandra Girardelli Godoi, Cipriano CarlosLuckesi e Jussara Hoffmann. As avaliações realizadas nas escolas não têm clareza em seus fundamentos, pois é abrangente seu significado para cada profissional da educação. O sistema educacional baseia-se na avaliação classificatória com a intenção de averiguar a aprendizagem e/ou competências através de medidas, de quantificações. E isso pressupõe que todos aprendem da mesma forma, no mesmo momento, eevidência competências isoladas. Consequentemente a situação de que alguns alunos aprendem mais e outros são cada vez mais excluídos do processo de escolarização.

Sem esquecer também de seguir as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31, preconiza que: "[...] a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental".

Mas por que não são eficientes quando se avalia o aluno na educação infantil? E ainda por que não investigam de fato o saber do aluno? Sendo assim, qual o objetivo de se avaliar? E o que se deve avaliar em um aluno na educação infantil?

Minha hipótese consiste que muitos professores, talvez por comodidade,atribuem três ou mais critérios e classificam os alunos a partir dos critérios estabelecidos, e assim não investigam o que o aluno realmente conhece.

1. A Avaliação na Escola

Segundo Hoffmann (1995), um dos principais motivos que vem gerando dúvidas e discussões sobre avaliação é a tentativa de definição do principal significado de sua prática na educação. Vários educadores estão buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação desccritiva educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Os desafios da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • A importancia da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Avaliação na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!