TCC ASSEDIO MORAL ATUALIZADO 19

12550 palavras 51 páginas
1. Introdução
A monografia apresentada visa evidenciar a forte incidência do fenômeno assédio moral no âmbito organizacional. Em se tratando de uma violência psicológica antiga contra o trabalhador, ainda é um tema de pouca importância na legislação brasileira e nas organizações, para HIRIGOYEN (2002:350) assédio moral é a repetição ou incidência de conduta agressiva e autoritária em relação a alguém; É a perseguição impertinente a práticas de maldade e humilhação no ambiente de trabalho.
GUEDES (2003:35) instrui que a ação de humilhar no assédio moral envolve relações de domínio a vítima assediada e não é especifica de um ambiente de trabalho, mas pode ocorrer em qualquer tipo de organização. Já para BARRETO (2000:218) o assédio moral esta relacionada com os comportamentos falsos e traiçoeiros, onde o agressor tem prazer em rebaixar o outro.
A degradação dos comportamentos moralmente éticos vem cada vez mais decaindo e contribuindo para o distanciamento entre as pessoas de uma mesma organização, afirma OLIVEIRA (1998:83), devido às novas tendências do mercado de trabalho como por exemplo às exigências ao aprimoramento profissional, a qualidade e produtividade e desempenho do empregado; Oliveira afirma que as particularizações dos empregados dentro do ambiente de trabalho fazem com que um empregado sinta-se superior ao outro a todo o momento, no qual se sente ao direito de inferiorizá-lo como se o outro nem existisse, onde conclui que se faz indispensável o cuidado de examinar todos os pontos que evidenciam o assédio moral no ambiente de trabalho.
Esta pesquisa terá destaque sobre as condutas do agressor e as conseqüências da vítima assediada, que representarão uma abordagem geral dos assuntos interligados ao tema assédio moral.
Previamente, no primeiro capítulo apresentarão às origens e os conceitos do assédio moral, quando e onde foi estudados, pela primeira vez, as principais definições de cada autor, os tipos de assédio e seus elementos. Explicam-se ainda,

Relacionados