TCC Anne

Páginas: 13 (3230 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Colégio Santa Branca





Anne Heliza Real Andrade














MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E DIFICULDADES
DE JOVENS COM DIABETES MELITUS




















Belo Horizonte - Minas Gerais
2014

Anne Heliza Real Andrade














MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E DIFICULDADES
DE JOVENS COM DIABETES MELITUS








Trabalho acadêmico apresentado ao Colégio Santa Branca como requisito parcial para aconclusão da 3ª série do Ensino Médio.

Orientadora: Lis Rezende Lage












Belo Horizonte - Minas Gerais
2014

RESUMO


O trabalho relata as dificuldades que cercam a vida dos diabéticos mellitus tipos I e tipo II, em seguir o tratamento e conviver com a doença. Os resultados foram obtidos através de um questionário realizado com 20 diabéticos de 10 a 24 anos de ambos os sexos de lugaresdiferentes. Nas perguntas buscou-se o conhecimento sobre a existência de alguma mudança depois do diagnóstico, e se afirmativo em quais proporções. Chegando a conclusão que 65% dos entrevistados afirmam que houve mudança em sua vida depois do inicio do tratamento, sendo que 60% seguem as orientações médicas e a principal dificuldade sofrida por ele é a dieta que deve ser seguida para controlar osíndices de glicose.




















Sumário
1. INTRODUÇÃO AO TEMA 5
1.1 O que é Diabetes. 5
1.2 Exames para o diagnostico da diabetes. 6
1.3 Mudanças na alimentação. 8
1.5 Objetivos 12
1.5.1 OBJETIVO GERAL. 12
1.5.2 OBJETIVO ESPECIFICO. 12
1.6 Justificativas 12
2.0 MATERIAIS E MÉTODOS 13
3.0 ANÁLISES DE RESULTADOS. 13
4.0 CONCLUSÃO 16
5.0 REFERÊNCIAS 17
ANEXO A 18
















1.INTRODUÇÃO AO TEMA

“A Diabetes não é o fim do mundo,
mas sim um novo mundo a ser descoberto”
APDJ - Associação Pernambucana de Diabetes.
1.1 O que é Diabetes.

Diabetes Mellitus é uma doença que atinge grande parte da população. De acordo com a revista VEJA só no Brasil há 13,4 milhões de pessoas, e o país está no quarto lugar com maior numero de diabéticos.
Mesmo atingindo grande parcela dapopulação muitos não conhecem os sintomas da doença, fazendo com que o diagnostico seja tardio.
A doença é caracterizada pelo acumulo de glicose no sangue, consequência da falta de produção de insulina pelo pâncreas ou as células não respondem mais á insulina que é produzida. Nessas duas situações fazem com que a pessoa tenha altos níveis de glicose o que é chamado de hiperglicemia.
De acordocom o site SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes /Acesso: 13 de novembro de 2014 ) a doença pode ser classificada em três tipos:
Diabetes tipo I (insulinodependente): mais comum em crianças e jovens. Decorrente a insuficiência na produção de insulina, pois as células sofrem destruição autoimune. Os diabéticos tipo Ipossuem apenas a alternativa de tratamento através de injeções diárias deinsulinas, e a falta dela ou o uso incorreto pode levar o paciente a morte.
Diabetes tipo II (não insulinodependente ou diabetes do adulto): Acontece m qualquer idade, mas é mais comum em pessoas acima dos 40 anos. É uma doença de base genética e hereditária, entretanto a má alimentação e a falta de exercícios físicos podem acarretar no diabetes tipo II, já que esses fatores dificultam a ação da insulina.Outra característica é que o diabetes II é tem poucos sintomas, o que faz com que muitos demorem a procurar um médico, atrasando o tratamento e favorecendo a ocorrência de complicações no coração e cérebro. Um fator diferenciado entre o tipo I e tipo II, é que o II pode ser tratado com medicamentos e o uso de insulina, diferente do I que para o tratamento pode ser usada apenas insulina.Diabetes gestacional: O pâncreas materno consequentemente aumenta a produção de insulina para compensar a resistência de hormônios encontrados na placentaque reduzem a ação de insulina. Entretanto isso não acontece e algumas mulheres durante a gravidez acarretando no aumento da glicose. E esse aumento da glicose pode gerar risco ao bebê ainda no ambiente intra-uterino, podendo levar ao crescimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC O Diário de Anne Frank x Escritores da Liberdade
  • Anne
  • Anne
  • anne
  • ANNE
  • anne
  • Anne
  • Anne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!