TCC amamentaçao em fissurados

3440 palavras 14 páginas
A Situação de Portugal na Europa no final do século XIX e início do século XX: a Geração de 70
The situation of Portugal in Europe at the end of the XIX Century and begining of XX Century: the 70s generation
Profª. Drª. Celeste Natário (Universidade do Porto – Porto - Portugal) mcnatario@gmail.com Resumo: O artigo apresenta a reflexão filosófica realizada pelos integrantes da denominada Geração de 70. Eram eles filósofos de escolas distintas que procuram entender o significado da crise então vivida em Portugal. Esses homens tinham por pano de fundo o que se passava na Europa e pretendiam instaurar naquele país uma revolução moral e política que desejavam ver depois espalhada pela Europa.
Palavras-chave: Moral; Política; Sociedade.
Abstract: The article presents the philosophical thought by the members of The 70s Generation.
They were philosophers from different movements that tried to understand the meaning of the crisis in Portugal at that time. These men had the situation in Europe as their background and intended to establish in that country a moral and political revolution they wished to see spread over Europe.
Key words: Moral; Politics; Society.

1. Considerações iniciais
No século

XIX,

os princípios da ciência e do progresso industrial foram, para além de uma

constante, uma indubitável marca de identificação e mudança. Paralelamente, a racionalidade que fundava a ordem industrial e burocrática com um peso excessivo e redutor começará a ser posta em causa. Doutrinas e filosofias de índole espiritual começam também a ressurgir, tentando assim a filosofia conquistar um novo lugar.
As numerosas descobertas a que se assiste fazem deste século uma época criadora, conseguindo-se através de fenômenos e processos naturais o domínio científico. Século da ciência e da técnica, afirma-se a fé na ciência como última consequência de fé na razão que se havia iniciado com o Renascimento. Mas a hegemonia do cientismo trazia também uma concepção desagregadora de valores.

Relacionados

  • Aspectos psicológicos da fissura lábio palatal: uma revisão de literatura
    9640 palavras | 39 páginas
  • Tratamento Da Dependencia
    32157 palavras | 129 páginas
  • Fundação Hospitalar de Saúde
    42711 palavras | 171 páginas
  • concursos
    42801 palavras | 172 páginas