TC SEMIOTICA

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015


Felipe Fernandes
Luis Fernando Simas Diniz
Maria Cecília Scapin
Marcelo Mascarenhas
Victor Sverzut
Vitor Moreira







ITUBAÍNA RETRÔ




Teoria da Comunicação II
Prof. Mario Sérgio






Sorocaba
2014/2
RESUMO

O trabalho tem como objetivo trabalhar com uma análise do produto, incluindo propaganda e comercial da marca. As análises de Semiótica e Agenda Setting aqui trabalhadas envolvem comoa ITUBAÍNA RETRÔ trabalha com sua marca, trazendo sentimentos à sua marca, e utilizando marcas do passado no seu planejamento.
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 1
SOBRE A EMPRESA E PRODUTO 2
ITUBAÍNA RETRÔ 3
AVALIAÇÃO DE MERCADO 3
PUBLICO ALVO 3
AGENDA SETTING 4
SEMIÓTICA 5
STORYBOARD 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIAS 9


















INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, ajudaremos a entender como a marca ITUBAINA, daBrasil Kirin trabalha com seu público com a ITUBAINA RETRÔ, utilizando de técnicas emocionais - ligando o consumidor ao passado, trazendo de volta o gosto da antiga itubaína, numa embalagem que remete a década de 50/60 -, e atraindo as vendas para esse produto, demonstrando tradição e originalidade, visto que a empresa situa com a marca de refrigerantes desde 1954.

SOBRE A EMPRESA E PRODUTO

AItubaína foi o primeiro refrigerante fabricado pela Brasil Kirin, em 1954, e recebeu o nome em homenagem à cidade onde foi fabricada, em Itu (SP). O original sabor de tutti-frutti é o mesmo até hoje, uma verdadeira "fórmula de sucesso”! Sinônimo na categoria, Itubaína é reconhecida pelo sabor nostálgico e acolhedor.
  O produto pode ser encontrado em bares, mercados e restaurantes, na tradicionalembalagem de vidro marrom de 600ml, em PET de 237 ml e 2 litros, nas versões Original e Maça. E  Zero Açúcar em embalagens de 2 litros.
   Em 2008, ano de comemoração dos 54 anos, a Itubaína ganhou a versão Retrô, disponível na embalagem long neck, nos sabores: tradicional e zero açúcar. Em 2013 foi lançada a versão em lata de 350 ml, com identidade visual marcante que reforça a tradição da marca.ITUBAÍNA RETRÔ

Produzida por: Brasil Kirin (antiga Schincariol)
Lançamento: 1954 ; 2008
Sabor: Tutti-Frutti
Disponível em: Garrafa Long Neck 355ml - Lata 350ml
Versões: Normal e Zero


AVALIAÇÃO DE MERCADO

Preço Médio: R$ 1,69
Aumento de Vendas no Verão
Principais Consumidores: Estado de São Paulo
Principais redes de distribuição: Carrefour, Walmart. Grupo Pão de Açucar
Concorrentes Diretos: Marcaslideres no mercado de refrigerantes
Concorrentes Indiretos: Outros refrigerantes, águas, sucos e outras bebidas flavorizadas


PUBLICO ALVO

Classes: A, B e C
Ambos os sexos
Faixa Etária: 20 a 40 anos
Consumidor padrão: Jovens Antenados, cheios de atitude e com estilo de vida “cool” e nostálgico
Especificações: Maior parte do publico é feminino, 21-25 anos e em contato com as midias sociaisAGENDA SETTING

Com 60 anos de tradição e presença no mercado o guaraná Itubaína foi o primeiro refrigerante fabricado pela Brasil Kirin. Originária do interior do estado de São Paulo, desde seu lançamento até os dias de hoje é amado e cultuado por muitos.
Em relação ao Agenda Setting, vemos que esse relançamento ocorrido em 2008, trouxe uma memória emocional aos consumidores, pois as pessoas quetiveram contato com a edição original ao rever o guaraná novamente nas prateleiras dos supermercados são incentivados a comprá-los e a mostrar a seus filhos/netos a bebida que tomavam quando tinham sua idade.
O que nos leva a toda uma trajetória de informações sobre a marca desde de 1954 até 2008 onde temos o valor emocional da marca para os que a reencontraram após o cessamento de sua produção, aprópria marca, que passou por gloriosos anos como líder de mercado nos anos 60/70 competindo diretamente com Coca-Cola e Guaraná Antártica, O sabor característico de tutti-frutti e o fato de que a Itubaina gerou um novo segmento de refrigerantes de guaraná e junto com ele muitas marcas derivam de seu nome. É possivel encontrar no mercado hoje: TUBAINA FUNADA, TAUBAÍNA, TURBAÍNA, TUBAÍNA BARÉ, entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCS
  • TC
  • TC
  • Tc
  • TCS
  • TC
  • Tc
  • TC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!