tbjjjjjjj

696 palavras 3 páginas
Intestino grosso - É um tubo que mede aproximadamente 1,70 metro de comprimento e 7 centímetros de diâmetro, que começa na parte inferior direita do abdome. Este tubo está dividido em três partes: ceco, colo e reto.
O ceco compreende a primeira porção do intestino grosso, onde encontramos uma projeção com aproximadamente 5 centímetros de comprimento, o apêndice vermifirme.
O colo corresponde a parte maior do intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e sais minerais que não foram absorvidos no intestino delgado.
O reto é um anel cilíndrico com cerca de 15 centímetros de comprimento, cuja abertura denomina-se ânus. Na parte terminal do reto (ânus) localiza-se um anel musculoso denominado esfíncter anal, cujo relaxamento voluntário elimina as fezes.
*As Glândulas Anexa
Glândulas salivares - São três pares de glândulas localizadas na região da boca, que produzem a saliva, que é importante da digestão, alem de umedecer os alimentos, auxiliando a mastigação.
-parótidas, situadas ao lado dos ouvidos (produz 25% da saliva)
-sublinguais, situadas debaixo da língua (produz 5% da saliva)
-submaxilares, situadas abaixo da mandíbula (produz 70% da saliva)

Pâncreas - Tem o formato de uma espiga de milho, disposto horizontalmente por trás do estômago. Mede de 10 - 15 centímetros de comprimento e peso médio de 60 gramas, se estende do duodeno ao baço.
No pâncreas encontramos conjunto de células que constituem as Ilhotas de Langerhans. Essas células são chamadas de alfas (produzem o glucagon) e betas (produzem a insulina).
O glucagon promove no fígado a glicogenólise hepática, isto é, o desdobramento do glicogênio em glicose. É um hormônio hiperglicemiante.
A insulina estimula a queima de glicose, controlando sua taxa no sangue. É um hormônio hipoglicemiante.
O pâncreas produz ainda o suco pancreático, importante na digestão.
Fígado- É a maior glândula do corpo humano, tendo no homem cerca de 1500 gramas, e está dividido em dois lobos: direito (maior) e

Relacionados