Tb De Pisicologia Piaget E Lev

1809 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CABO FRIO / 2014
PIAGET E VYGOTSKY – DIFERENÇA E SEMELHANÇAS

FERNANDO DE MELO TAVARES

Cabo frio
2014

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem
PROFESSORA: Sueli de Fátima Ourique de Avila

RESUMO

As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são autorregulados. Discordaram quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática. Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
Palavras chaves: desenvolvimento, fatores sociais, culturais, conhecimento construído, e equilibração.

INTRODUÇÃO

Piaget escreveu sobre a interação entre indivíduo e meio constituída através de dois processos: organização interna das experiências e adaptação ao meio. Piaget não deu ênfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligência, pressupostos escritos por Vygotsky.
Lev Semenovich Vygotsky estudou sistematicamente a psicologia e seu projeto principal foram os processos de transformação do desenvolvimento na dimensão filogenética, histórico social e ontogenético.
As diferenças entre os dois autores parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como

Relacionados