TAYLORISMO

541 palavras 3 páginas
TAYLORISMO
Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Principais características e objetivos do Taylorismo: - Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa; - Especialização do trabalhador; - Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas; - Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho; - Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores; - Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho; - Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade; - Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade; - Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo; - Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades; - Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.
O denominado Taylorismo surgiu nos E.U.A em meados do século XX, durante o desenvolvimento industrial, a partir de experiências adquiridas por Frederick W. Taylor (1856-1915) em seu trabalho nas fábricas, o que o consagrou como o “pai da administração científica”
Aplicações de Fordismo e Taylorismo nos dias atuais
Além das indústrias Automotivas que utilizam o Fordismo e o Taylorismo em seus processos produtivos, podemos citar também as redes de Fast-Food,como por exemplo, o McDonald’s.

FORDISMO Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry

Relacionados