Taylorismo

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 2 de março de 2013
O capítulo analisado demonstra a evolução conceitual e a prática da formação profissional. Desde os primórdios do "sistema de fábrica", que a competência profissional é vista como elemento chave daeficácia empresarial. O treinamento teve sua sistematização em 1880, com a finalidade de especializar a mão-de-obra para atender a nova demanda, que tinha seu surgimento naquele período. Na década de20, e deste período em diante ocorreu a evolução qualitativa. Observou-se que a capacitação profissional foi-se diferenciando de um elemento técnico para um elemento estratégico ao longo dos tempos.
Omodelo industrial de trabalho institui uma relação entre o ser humano e o trabalho, gerando uma revolução profunda e generalizada da era moderna. Para alguns trabalhadores, essa relação constitui-seum obstáculo para a realização de projetos individuais. Algumas escolas de administração tentaram criar o espaço humano nas organizações, exemplo a ser citado seria o sistema sociotécnico, que propôsa otimização conjunta dos aspectos técnicos e sociais na organização do trabalho.
A gestão empresarial sofreu grandes transformações. Exemplo a ser citado seria a passagem do paradigma daadministração científica para um novo paradigma que está surgindo desde os anos 80.
Administrar, segundo o texto, consiste no controle sobre o processo de produção através do seu monitoramento, de seuconhecimento científico, de instrumentação de transformação, controle e predição, e sob o mecanismo de coordenação.
Know-How é a capacidade de realizar a tarefa de acordo com o padrão de resultado e tempodefinido pelo planejamento.
Durante o trabalho de treinamento existiam muitas técnicas como instrumentos de controle e predição que permitiam a constatação de teorias sobre a aprendizagem do ser humano.O treinamento consistia em conjunto de atividades que propiciava à pessoa a aquisição do Know-How para a realização da tarefa a ser realizada.
Diante do exposto no texto, que vale ressaltar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O taylorismo
  • Taylorismo
  • O QUE É TAYLORISMO
  • Taylorismo
  • Taylorismo
  • o taylorismo
  • Taylorismo
  • Taylorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!