TAYLORISMO

1239 palavras 5 páginas
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Fernando Henrique Lermen
UNESPAR/FECILCAM – Campus Campo Mourão fernando-lermen@hotmail.com Karla Aparecida Santos
UNESPAR/FECILCAM – Campus Campo Mourão karlinhaap@hotmail.com Rodrigo Röder
UNESPAR/FECILCAM – Campus Campo Mourão rodrigoroder@hotmail.com Rubya Vieira de Mello Campos
UNESPAR/FECILCAM – Campus Campo Mourão rubyadmc@hotmail.com Resumo
Durante a Revolução Industrial, surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção devido ao progresso no setor industrial. Foi nessa época que nasceu a Engenharia de Produção. Os primeiros Engenheiros de Produção de que se tem notícia surgiram nos EUA entre 1882 e 1912, com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) guiado pelos mentores Taylor, o casal Gilbreth, Gantt, dentre outros. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura apresentando a Administração Científica, as fases de Taylor, as vantagens e desvantagens da Administração Científica e os seus principais precursores. Observou-se com isso, que desde que foi desenvolvida a administração cientifica de Taylor exerce um importante papel para as organizações.
Palavras-Chave
Precursores da Administração Científica; Estudo de Movimentos e Tempos;
1. Introdução
Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos, onde o processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle (MAXIMIANO, 2004).
Para Lacombe & Heilborn (2003) o principal objetivo da administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade para o patrão e para o empregado, compreendendo não só grandes dividendos para a companhia ou empregador como também desenvolvendo no mais alto grau de todos os ramos do negócio.
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura apresentando a Administração

Relacionados