Taylorismo e estudo de caso da empresa HIPHOP

721 palavras 3 páginas
Taylorismo e estudo de caso da empresa HIPHOP

Questões para debate – Capítulo 1
1. O que vem a ser Taylorismo? Qual a sua relação com a função OSM?
Taylorismo ou administração científica é o método de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de Empresas. O taylorismo caracterizava-se pela ênfase nas tarefas objetivando o aumento da eficiência no nível operacional.
Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.
Taylor contribuiu assim para a formação da OSM – Organização, Sistemas e Métodos, elaborando e divulgando os quatro elementos essenciais da administração científica: desenvolvimento, seleção e treinamento, adaptação e revisão equitativa do trabalho e responsabilidade.
2. O que o gerente responsável pelo estudo deve observar e provocar a interação na organização: em termos do projetado pela Teoria Y e pela Teoria X? Por quê?
Para provocar interação na organização em termos do projetado pela Teoria Y o essencial é promover desenvolvimento aos colaboradores e fazer com que saibam de sua importância na organização, unindo-os de forma a ter uma atmosfera de trabalho coesa e com a busca de resultado e crescimento como um processo da responsabilidade de todos.
Já para a interação na organização em termos da Teoria X, uma boa forma de ter a cooperação do homem médio e atingir o crescimento é gratificar-lhe de forma melhor e pouco a pouco instruí-lo para que minimize seus hábitos hostis e coopere

Relacionados