TAYLORISMO/FORDISMO

703 palavras 3 páginas
TAYLORISMO/FORDISMO e TOYOTISMO

Henry Ford (1862-1947) foi um grande empreendedor estadunidense que fundou a Ford Motor Company,seu sucesso foi devido a aplicação do Taylorismo nas suas indústrias. Ford, mesmo sendo um grande proprietário jamais deixou de observar seus funcionários a fabricarem as peças e a montarem os veículos que ele mesmo havia criado. A partir dessas observações Ford teve uma ideia que foi de padronizar os produtos e passar a fabrica-los numa escala maior, com isso Ford tinha um aumento de consumo e os custos de produção seriam reduzidos.

Com a produção em massa foi necessário padronizar os processos envolvidos na fabricação dos produtos, para isso Ford montou uma linha de produção em série onde cada operário era fixado num mesmo ponto de produção o tempo inteiro executando tarefas onde o grau de complexidade era praticamente nula. Com isso Ford estava simplificando e uniformizando o trabalho.
Para por a sua ideia em prática, Ford utilizou-se de uma esteira rolante, em que no lugar dos homens máquinas automáticas passaram a ser utilizadas. Isso fazia com que o operário se tornasse apenas um “apêndice da máquina” e não pudesse utilizar sua criatividade no processo de produção, restando apenas repetir movimentos absolutamente iguais num curto espaço de tempo, sem a interferência de sua mente. Como qualquer pessoa poderia realizar esse trabalho sem ao menos ter um mínimo de experiência, ficaria muito mais fácil a despedida de empregados e sua substituição. O sistema de Ford expandiu-se nos países capitalistas, centrais e periféricos, este manteve seu sucesso até os anos de 1970, quando sofreu algumas transformações, que foram:
1. As contas externas da maioria dos países foram altamente desequilibradas, por causa do aumento do preço do petróleo.
2. Sucessivas valorizações e desvalorizações do dólar, o que gerou uma instabilidade macroeconômica.
E é justamente neste cenário que surge Toyotismo, que foi um novo modelo de

Relacionados